PRÁTICAS DE ESTÁGIO EM LÍNGUA PORTUGUESA II
O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DE ATIVIDADES DE INTERTEXTUALIDADE
Resumo
Resumo: Este trabalho visa apresentar as ferramentas e as metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas no CCr Práticas de Estágio em Língua Portuguesa II, do curso de Letras da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - campus Realeza/PR, desenvolvido no primeiro semestre de 2018. As atividades de observação e regência de estágio aconteceram em uma escola do campo, no interior do município de Realeza, com 23 alunos do 3º ano do Ensino Médio. As ações estiveram ancoradas no comprometimento com a formação de sujeitos críticos e ativos no processo interacional entre a estagiária e alunos da rede básica de ensino, conforme preconiza os Parâmetros Curriculares Nacionais (2006), as Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Língua Portuguesa (2008), Antunes (2003) e Geraldi (2011). As práticas dividiram-se em duas etapas: a observação de quatro horas aulas, ministradas pela professora supervisora, e a regência de quatro horas-aula. Por meio das aulas procurou-se desenvolver as competências de leitura, escrita, oralidade e escuta em atividades que incluíram a leitura crítica e as discussões conjuntas sobre, Vidas Secas de Graciliano Ramos, algumas fotos do fotógrafo Sebastião Salgado, a pintura Retirantes de Cândido Portinari, a música Funeral de um lavrador de Chico Buarque, finalizando com a produção de um texto argumentativo-dissertativo. As ações ocorreram de modo produtivo e satisfatório, de acordo com o que foi planejado e executado nas aulas de estágio. Observou-se a efetiva participação dos alunos em todas as ações propostas para as aulas, possibilitando a efetivação no desenvolvimento das habilidades linguístico-discursivas de modo crítico, ativo e reflexivo.
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