MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DE CADERNOS DE CRIANÇAS
Resumo
Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados de um estudo realizado a partir de pesquisa bibliográfica e de análise documental de cadernos de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental das cidades de Erechim e de Itatiba do Sul, região do alto Uruguai gaúcho. O estudo teve como tema os Métodos de Alfabetização e objetivou identificar os métodos utilizados pelos professores, se os mesmos utilizam mais de um método para trabalhar com as crianças e se professores de diferentes cidades utilizam os mesmos métodos para a alfabetização. Como aporte teórico, buscou-se sustentação em Cagliari (1998), Mortatti (2006), entre outros. A partir da análise dos cadernos, percebeu-se, na maioria das atividades, a presença do método sintético para alfabetizar, mas, em alguns desses materiais, já podem ser vistas atividades em que as crianças têm mais participação e maiores possibilidades de criação. É necessário considerar, ainda, o fato de que esses métodos, na prática, dependem da concepção de linguagem que os indivíduos possuem: professor e aluno, quem ensina e quem aprende. Na maioria das atividades dos cadernos analisados, são utilizadas folhas de xerox de atividades prontas para trabalhar alfabetização, não permitindo às crianças desenvolverem sua criatividade, esquecendo-se que as crianças já chegam à escola tendo muitas informações sobre a leitura e a escrita. Dessa forma, conclui-se que há a coexistência de várias formas de se trabalhar a alfabetização em sala de aula, variando também o trabalho de um município para o outro, bem como dentro do próprio município. No entanto, nos materiais aqui analisados, o método sintético ainda é o mais utilizado na realização das atividades.
Palavras-chave: Alfabetização. Ensino. Aprendizagem. Métodos.
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