A ELABORAÇÃO DE ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE QUÍMICA: O MISTERIOSO CASO DAS ÁRVORES DE GERALDO

Autores

  • Jéssica Welter de Oliveira Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

O presente resumo versa sobre a vivência de elaboração de um Estudo
de Caso junto ao Componente Curricular de Química para o Ensino de Ciências. O
objetivo consiste em socializar a prática tendo em vista a sua inserção junto ao
ensino de Ciências e na formação de professores. Segundo Queiroz e Cabral (2016)
o Estudo de Caso consiste num método de aprendizagem que se baseia na
resolução de problemas. Os casos se caracterizam como narrativas que apresentam
o conteúdo escolar por meio de histórias curtas, que apresentam diálogos no texto e
cuja temática se aproxima do cotidiano dos estudantes. Esse modo de escrita
possibilita uma maior aproximação dos alunos com a linguagem da ciência, mas
para isso, os casos precisam ser muito bem elaborados, ter objetivos e finalidades
pedagógicas bem específicas e, para a resolução do caso é importante que o
professor encaminhe material que auxilie na resolução do problema. De um modo
geral, esse método de ensino ainda é pouco utilizado nas escolas, na minha
caminhada de formação, por exemplo, não conhecia tal metodologia de ensino até
ser desafiada no CCR de Química para o Ensino de Ciências a elaborar um caso.
De início foi preciso uma boa explicação sobre as características e finalidades de um
Estudo de Caso junto ao ensino de Ciências/Química. O caso elaborado por meu
grupo teve como título: O misterioso caso das árvores de Geraldo, optamos por esse
título porque tem relação com o nosso curso de formação: Ciências Biológicas, em
especial a subárea da Botânica. E, visando contemplar conteúdos químicos,
trouxemos como problemática principal a falta de alguns elementos químicos nas
plantas, essa falta estava a afetar o desenvolvimento das plantas. Como por
exemplo, a falta de Nitrogênio, afeta o crescimento e a coloração das folhas das
plantas. Na elaboração do Caso foi preciso definir os objetivos e os conteúdos
químicos que pretendíamos contemplar. Ao terminarmos a escrita do Estudo de
Caso foi realizada uma troca de leituras em sala de aula, cada grupo leu e resolveu
o caso do outro grupo, assim tivemos o contato com os demais casos elaborados e
já pudemos perceber contribuições e/ou limitações nas escritas. De modo especial,
o grupo que realizou a leitura do nosso caso conseguiu apresentar uma resposta
coerente o que indicia que os objetivos iniciais foram alcançados. Assim, tive a
1 Licencianda do curso de Ciências Biológicas Licenciatura, Universidade Federal da Fronteira Sul,
Cerro Largo, Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência
jessicawelterdeoliveira@gmail.com
2 Professora Doutora em Educação, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo,
juditescherer@uffs.edu.br
Modelo de apresentação: Slides
vivência da elaboração coletiva de um Estudo de Caso, num processo mediado pela
professora, da troca de leituras e da resolução dos casos. Ressalto que esse
movimento de escrita e de leitura junto ao ensino de química foi uma experiência um
tanto diferente e de grande aprendizado. Fomos desafiados a buscar conteúdos e
conceitos químicos e relacioná-los no contexto de uma história. Aponto ainda que
aprender novas metodologias de ensino é um grande potencial na formação inicial
de professores, tal prática pode se tornar constitutiva da minha prática de ensino
qualificando o ensino de Química/Ciências já na Educação Básica.

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Publicado

12-11-2018

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino