A LINGUAGEM MUSICAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Suellyn Ogliari UFFS

Resumo

Trata-se de pesquisa realizada como Trabalho de Conclusão de Curso, sob o tema: “A linguagem musical no currículo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”. Os propósitos desta realização advêm de compromissos com o ensino e com a disseminação desta linguagem. Fora desenvolvido a partir de estudo de caso acerca da presença/ausência desta linguagem no currículo em uma rede pública municipal de ensino nos anos inicias do ensino fundamental. Metodologicamente, trata-se de estudo de análise documental com suporte bibliográfico cujas interlocuções específicas advêm de autores, tais como: França e Swanwick (2002), Bellochio (2003), Brito (2003), Bréscia (2003), Figueiredo (2005; 2010), Penna (2008; 2013), Bellochio, Weber e Souza (2017), entre outros. A análise documental deu-se a partir das orientações, resoluções e leis nacionais que tratam da linguagem musical no âmbito escolar e de um currículo vigente em uma rede municipal de educação. Destacamos como resultado deste estudo o silenciamento da linguagem musical na proposição organizativa de conceitos inerentes à linguagem musical. Isso posto, com base nas discussões teórico metodológicas demandadas por um estudo desta natureza, nos desafiou à construção de diretrizes curriculares, com conteúdos respectivos, proposições a serem viabilizados garantindo a inserção da linguagem e suas especificidades interdisciplinares no processo de aprendizagem das crianças dos anos iniciais. Nesta perspectiva acreditamos que ensinar música, apresentar a
linguagem musical, institucionalizar a musicalização na educação básica, pressupõe, que se atue em prol da construção de conhecimentos e de saberes
teórico/metodológicos específicos, os quais possam vir a garantir uma efetivação qualitativa desta linguagem, assim como atuamos no ensino da língua materna e suas especificidades.

Palavras-chave: Educação Musical. Currículo. Linguagem musical.

Downloads

Publicado

26-10-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino