A EDUCAÇÃO EMOCIONAL NOS ESPAÇOS ESCOLARES

Autores

  • Josiele Eliane Wall UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL campus ERECHIM
  • MILENA ESCHER
  • ADRIANA SALETE LOSS

Resumo

O Projeto de Pesquisa “O Desenvolvimento Emocional nos Espaços Escolares” é oriundo do Projeto guarda-chuva “A Educação Emocional nos Espaços Escolares” e surge com da articulação dos pesquisadores do grupo de pesquisa “Educação Emocional” – GRUPEE e dos diálogos entre pesquisadores, nacionais e internacionais, onde emergiu a necessidade da continuidade dos estudos que já são realizados desde 2015 envolvendo temáticas como: a ética, as relações intra e interpessoais, a afetividade nas relações, processos autoformativos e a educação emocional, agora com o enfoque na Educação Escolar e Universitária, objetivando investigar e identificar junto ao professor e ao estudante a sua percepção de Desenvolvimento Emocional. Em uma era de grandes transformações e de muitas incertezas, a construção do “SER” mais humano torna-se prioridade, assim faz-se necessário práticas pedagógicas voltadas para a formação ética, política, social e cidadã. Ao percebermos que o processo de formação pessoal, social e profissional ocorre ao longo da vida, é fundamental que os espaços educativos tornem como prioridade as experiências que tragam o conhecimento de si mesmo, do outro e do mundo. O conhecimento a si mesmo, permite o desenvolvimento das emoções, dos sentimentos, dos pensamentos de modo mais equilibrado, nesse sentido que a educação emocional é importantíssima no processo educacional. O estudo também pretende discutir sobre a convivência nos espaços educativos, as relações de conflito, as relações éticas e afetivas, buscando identificar, preferencialmente, as situações problemas que impedem a convivência com base nos valores éticos, na consciência crítica e nos conhecimentos e saberes comprometidos com a cidadania planetária, com o cuidado com a vida em todas as suas dimensões (política, social, ambiental, etc). Por fim, a partir do trabalho investigativo, será problematizado o currículo de formação de professores e das escolas da Educação Básica e do Ensino Superior, referente à abordagem “Desenvolvimento Emocional”. A pesquisa quanti/qualitativa de caráter exploratório, descritivo-interpretativo, com foco no público-alvo, professores e estudantes da rede escolar de ensino, tem como procedimentos a aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas. Será realizado um levantamento bibliográfico da literatura de fundamentação teórica que auxilie a compreensão da problemática abordada nesta pesquisa, visando ao aprofundamento das questões levantadas no Projeto. Os resultados da pesquisa serão compartilhados entre os pesquisadores das diferentes instituições envolvidas e entre as redes escolares de ensino participantes, de modo a contribuir com processos de formação permanente sobre o tema Educação Emocional.

 

Palavras-chave: Desenvolvimento emocional. Ética. Educação escolar. Relação intrapessoal. Relação interpessoal.

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Publicado

04-10-2018

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Pesquisa