PINÓQUIO ÀS AVESSAS PARA UMA ESCOLA REBELDE E DO AVESSO

Autores

  • Diane Fatima Bonet Universidade Federal Fronteira Sul
  • tayna Caroline Soares Roos
  • Oto João Petry

Resumo

Este trabalho está propondo uma reflexão sobre a educação tecnicista, em que, os alunos entram na escola para tornar-se profissionais. Sendo que, hoje, acredita-se que somente ela é capaz de transformar crianças em adultos. De ensinar valores necessários para formar cidadãos produtivos. Porém, para que isso aconteça as crianças estão sendo forçadas a deixar de lado sua infância e aderindo o mundo adulto, forçando um amadurecimento precoce.

O texto problematiza o papel da escola que direciona a uma vida acadêmica de sucesso, com um prêmio no final que é ter um diploma, sendo que, somente com ele seremos produtivos e participaremos como membro de uma sociedade. Que aquele que merece, que se esforça na escola vai ser recompensado. Porém o que não se aprende nela, é que somos seres determinados a ter uma vida processual em que estudamos, conseguimos um diploma, uma profissão, e talvez sucesso, mas que, tudo isso não traz felicidades verdadeiras, somente prazeres momentâneos. Esse determinismo nos torna seres limitados ao consumo, e a liberdade ilusória. Os autores questionam a escola que classifica, ou seja, busca padronizar o aprendizado. A escola desconsidera que cada ser humano tem seu tempo para se desenvolver. Além disso, aqueles que não se enquadram nesse padrão é considerado alguém que possui um distúrbio de aprendizado, a escola ignora que o problema pode estar na falta de interesse do aluno pelo conteúdo que não é interessante para seu cotidiano. Essas instituições, ignoram o que a criança já sabe, e defendem que o conteúdo precisa ser mantido conforme aquilo que foi definido pelo MEC ou BNCC. Os professores não refletem se aqueles conteúdos são úteis para as crianças, não criam sentido para o aprendizado.

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Publicado

30-10-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa