A ADMINISTRANDO CONFLITOS
O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Resumo
O artigo: “Administrando Conflitos: o papel da gestão escolar nas relações interpessoais”, é oriundo da pesquisa realizada a partir do problema: Como os Gestores escolares administram as situações de conflitos nas relações interpessoais? Com base neste problema de pesquisa, buscamos compreender as situações de conflito nas relações interpessoais e a administração das mesmas como um desafio da gestão escolar, refletir como a inteligência emocional favorece na administração de conflitos professores alunos, professores pais, professores professores, além de compreender a forma como a ética pode direcionar e nortear a Gestão Escolar na administração das situações de conflito, no ambiente das Escolas Municipais de Educação Infantil; A investigação foi realizada com os gestores das Escolas Municipais de Educação Infantil no Município de Erechim/RS. Tal pesquisa qualitativa, bibliográfica e empírica, a partir desta, construímos uma reflexão sobre a experiência e participação dos entrevistados. A pesquisa qualitativa e de abordagem descritivo-interpretativa teve como procedimento a entrevista semi-estruturada com 07 gestores das escolas de educação infantil. A realização da análise dos dados foi feita com a transcrição das entrevistas gravadas e interpretadas com base na análise de conteúdo de Bardin (1977). Assim, dos resultados encontrados podemos afirmar que a dificuldade maior no papel da gestão são as relações interpessoais, sendo necessário trabalhar a educação emocional com o grupo de professores, além da necessidade da autoformação para esses profissionais da educação.
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