AULA DE QUÍMICA COM LEITURA: TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO MODO DE APRENDER
Resumo
O presente resumo retrata uma prática de leitura de Textos de Divulgação
Científica (TDC) em aulas de química do Ensino Médio. Tal atividade resulta da
pesquisa PIBIC-EM em parceria com o PET/Ciências e com a licencianda estagiária
do Curso de Química Licenciatura. O objetivo consistiu em ampliar a prática da
leitura em sala de aula, tendo em vista que a mesma é importante para um
entendimento melhor das coisas e, no ensino de Química, devido a especificidade
da sua linguagem, isso não é diferente. Uma boa maneira de instigar os alunos para
que busquem novos conhecimentos sobre o assunto é fazer uso de TDC em sala de
aula, uma vez que esses textos apresentam uma linguagem mais acessível e que
dialoga a linguagem científica com o cotidiano do aluno. Tendo em vista a
necessidade de ampliar a prática de leitura em sala de aula fizemos uso do TDC
Gasolina: conheça o processo para a fabricação do combustível em uma aula de
química do terceiro ano do Ensino Médio. O texto que foi selecionado tratava do
conteúdo que estava sendo trabalhado, por isso a escolha do mesmo. A
metodologia da prática contemplou inicialmente a apresentação aos alunos do que é
um TDC e após, os mesmos leram o texto para, posterior à leitura, sentarem-se em
duplas e discutir com o seu colega. Em seguida foram socializadas as dúvidas aos
mediadores da prática e, assim por meio de um diálogo os questionamentos foram
esclarecidos. Além disso, para um entendimento mais completo do TDC foram
apresentados outros termos que, apesar de não estarem presentes no texto,
apresentavam mais conhecimentos químicos e que mostravam processos de
fabricação de compostos e/ou explicação sobre algum processo citado. E, por fim,foram realizadas algumas perguntas para os alunos e, nas suas respostas foi
possível constatar que eles entenderam melhor o conteúdo com os diálogos e com a
utilização da leitura do TDC. Além disso, foi possível perceber que a turma foi mais
colaborativa e prestou mais atenção com a abordagem desse método do que
quando se utilizava o método convencional, sem contar que os alunos expressavam
mais suas opiniões sobre o conteúdo, demonstrando interesse pela Química. Os
resultados da prática vivenciada indicam que foi possível motivar os alunos para o
diálogo o que retrata a importância de programas como PIBIC-EM e de pesquisas
que buscam qualificar o ensino, bem como ampliar as práticas de leitura em sala de
aula, de modo especial junto ao ensino de Química.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.