PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM EVENTOS:
UM ESTUDO DE CASO DA 1ª SEMANA SOCIOAMBIENTAL DE GAURAMA - RS
Resumo
A gestão de resíduos sólidos em eventos se apresenta como um desafio. Situações de alta concentração de pessoas com perfis diversificados, somadas às falhas no planejamento, execução, monitoramento e comunicação resultam em impactos ambientais, sanitários e visuais. Esse cenário de gestão inadequada, implica no descarte dos resíduos em locais inapropriados e leva à disposição final dos resíduos diretamente em aterro sanitário sem prevalecer a coleta seletiva, um dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Considerando a importância de uma gestão de resíduos sólidos eficiente durante a realização de eventos, foi desenvolvido um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) para o evento “1ª Semana Socioambiental de Gaurama”, realizado no município de Gaurama-RS, através do programa de extensão “A inserção da empresa júnior de Engenharia Ambiental no atendimento de demandas da comunidade regional”. Para tanto, foram realizadas reuniões com os gestores do município e visitas técnicas no local destinado à realização do evento, com propósito de realizar um diagnóstico do sistema de gestão de resíduos sólidos do município, que possibilitou formular as estratégias de gerenciamento de resíduos durante a preparação e realização do evento. No PGRS foram definidas a quantidade, a localização e a forma de identificação dos coletores de resíduos que estariam dispostos no local do evento, além da forma de acondicionamento e destinação final desses resíduos. O evento foi realizado em uma tenda de 200 m² e teve a participação de 06 entidades. Foram registradas 1.000 participações, entre estudantes e transeuntes. Com base no PGRS foram dispostos, em locais de maior fluxo, visibilidade e permanência dos participantes do evento, 04 pontos de coleta para os resíduos secos e orgânicos, 01 ponto de coleta para resíduos eletrônicos, 2 pontos de coleta para óleo de cozinha e 01 ponto de coleta para pilhas e baterias. Após encerramento do evento, foi quantificada a geração de 10,2 kg de resíduos orgânicos, 2,1 kg de resíduos secos, 9,62 m³ de resíduos eletrônicos, 0,0415 m³ de pilhas e 30 L de óleo de cozinha. Os resíduos eletrônicos e pilhas foram encaminhados para empresas recicladoras devidamente licenciadas pelos gestores do município, o óleo de cozinha foi encaminhado para reciclagem através da saponificação e os resíduos orgânicos e secos foram encaminhados para a coleta seletiva do município. Com a implantação do PGRS foi possível manejar adequadamente os resíduos sólidos gerados no evento, contribuindo para a manutenção da qualidade do meio ambiente e da saúde pública.
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