PERSPECTIVAS DO CINEMA COMO UMA FERRAMENTA TECNOLÓGICA E PEDAGÓGICA NO ENSINO:
UMA ANÁLISE SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA
Resumo
Presenciamos inúmeras transformações na sociedade, e muitas destas mudanças são decorrentes das novas tecnologias, que podem ser compreendidas como qualquer objeto, método ou técnica criada pelo homem. Dentre as tecnologias presentes no cotidiano dos sujeitos, citamos os filmes comercias, produzidos para o entretenimento. Mas, que tem grande potencial para ser explorado no ensino por conta dos inúmeros conhecimentos, contextos sociais, entre outros apresentados no enredo fílmico. Este trabalho, é uma pesquisa qualitativa em educação, realizada a partir da Análise de Conteúdo, a partir da análise de trabalhos acadêmicos disponíveis nos anais de três diferentes eventos da área das Ciências, a saber: Encontro Nacional de Ensino de Biologia – ENEBIO (2016) e VIII Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia – EREBIOSUL (2016), onde os arquivos foram buscados na 9° Edição da Revista de Ensino de Biologia – RenBio; e do I, II, III e IV Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente ENECiências (2008, 2010, 2012 e 2014), identificando e analisando nos mesmos as publicações referentes ao uso de filmes comerciais no ensino de Ciências. Com relação aos resultados obtidos, destacamos que o número total de trabalhos encontrados nos três eventos analisados é de 1153. Após serem concluídas todas as etapas da Análise de Conteúdo, tem-se como resultado um total de 17 trabalhos que atenderam os objetivos desta pesquisa, distribuídos nas seguintes categorias e na seguinte ordem temporal respectivamente: Formação de Professores, que tem o maior número de trabalhos publicados (9:23), seguido da categoria Educação em saúde (5:23) e a subcategoria Bioética (3:23), distribuídos de acordo com a seguinte ordem temporal: 2016 (9:17), seguido do ano de 2012 (5:17); 2014 (1:17); 2008 (1:17) e 2010 (1:17) respectivamente. Após as análises e leituras do referencial teórico, podemos perceber a necessidade e importância da inserção de mais atividades educativas com o uso dos filmes comerciais nos diferentes níveis de ensino, dentro da perspectiva de que este se caracteriza como uma metodologia que realiza a construção do conhecimento por meio da contextualização, pesquisa, problematização e questionamentos, potencializando a construção do conhecimento de forma mais didática e contextual, além de formar os sujeitos para capacidades como autonomia, reflexão, senso crítico, tomada de decisões e cidadania.
Palavras-chave: Metodologia didática. Educação Científica. Filmes comerciais.
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