POTENCIALIDADES DO FILME "RANGO" PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Karyne Fayes Sharara UFFS
  • Eliane Gonçalves dos Santos UFFS
  • Ruben Alexandre Boelter UFFS

Resumo

Resumo: A utilização de filmes comerciais em sala de aula apresenta-se como uma importante ferramenta para o processo de ensino e de aprendizagem nas aulas de Ciências. Desta forma, concebemos que também seja importante disseminar na escola estudos e debates sobre o Ensino de CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) mostrando que esta pode oportunizar não só a formação do indivíduo, como também ajudar em sua Alfabetização Científica e Tecnológica. Assim, a crescente presença da Ciência e da Tecnologia nas atividades produtivas e nas relações sociais, por exemplo, institui um ciclo constante de mudanças, ocasionando rupturas rápidas, que, como consequência, precisa ser considerada no espaço escolar. O presente trabalho segue o eixo da análise de conteúdos, tendo como objetivo buscar no filme de animação “Rango”, um fomentador para o trabalho pedagógico do professor, proporcionando um enredo de inúmeros conhecimentos e discussões no espaço escolar. Por meio deste, buscamos apresentar algumas considerações acerca dos conteúdos de Zoologia e Ecologia explícitos no filme, tais como classes de animais, água e relações alimentares ecológicas. Almejamos que as questões apresentadas para o ensino com este filme auxiliem o professor em sua prática escolar e o incitem à utilização de metodologias alternativas e eficazes para o Ensino de Ciências, que este trabalho seja um guia para um seguimento didático direcionado aos temas Zoologia e Ecologia, mas não o tornando um limitador à imaginação do professor que for usá-la. Por fim, a utilização de filmes comerciais, tanto no ensino de ciências, quanto na abordagem dos CTSA pode ajudar nos processos de ensino e aprendizagem, pois além de serem uma forma diferente de ensinar, permitem transformar uma aula passiva em uma aula na qual há interação dos alunos, tornando-os ativos e críticos.

 

 

Biografia do Autor

  • Eliane Gonçalves dos Santos, UFFS

    Professora de Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado no curso de Ciências Biológicas – Licenciatura, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo – RS.

  • Ruben Alexandre Boelter, UFFS

    Professor de Práticas de Ensino no Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo – RS.

Downloads

Publicado

12-11-2018

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino