“DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM": O APRENDER E SEUS DESAFIOS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO NA UFFS

O APRENDER E SEUS DESAFIOS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO NA UFFS

Autores

  • GIOVANA BRUNA DE RÉ Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
  • Ivone Maria Mendes Silva Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal apresentar uma investigação sobre as “dificuldades de aprendizagem” vivenciadas pelos estudantes nas escolas, e como objetivos específicos: identificar por meio de estudos bibliográficos alguns suportes teóricos que aprofundam aspectos relacionados às “dificuldades de aprendizagem”; definir os conceitos que colaboram para construir o trabalho a partir da revisão de literatura; identificar possíveis estratégias adequadas utilizadas pelos professores das turmas em que aconteceram os estágios obrigatórios em Anos Iniciais neste ano de 2018 e que colaboram na aprendizagem dos educandos. O interesse por essa abordagem justifica-se pela situação que muitas crianças vivenciam diariamente nas escolas, quando perdem o interesse pelo estudo por falta de metodologias adequadas que visem também as suas individualidades, surtindo muitas vezes no abandono escolar. E até mesmo, por vezes esses profissionais da Educação buscam as respostas para tais situações de desinteresse dos educandos na medicina e na psicologia, a fim de se desresponsabilizar pelos mesmos.  Vendo assim, a escola está mais para um espaço em que ensina da mesma forma a muitos e preferencialmente ao mesmo tempo, não considerando as individualidades dos educandos. Ao garantir que toda criança tenha direito a educação, remete a ideia de que ela terá as mesmas condições que as outras no processo da aprendizagem, mas não garante que a mesma aprenderá o necessário. Deste modo verifica-se, que o governo possui políticas pertinentes para lidar com esses problemas, porém continua-se a observar educandos que chegam aos níveis finais de ensino sem os conhecimentos e habilidades mínimas necessárias para continuar os estudos. O estudo tem caráter de abordagem qualitativa e foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, seguida de aplicação de questionário e da análise das respostas dos mesmos. A reflexão é amparada pela indagação de como graduandos (as) em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim percebem as “dificuldades de aprendizagem” vividas pelos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante o estágio obrigatório. Os resultados são parciais considerando que a pesquisa ainda está em desenvolvimento.

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Publicado

02-10-2018

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Pesquisa