VIVÊNCIAS NA INTEGRAÇÃO JÚNIOR: OPORTUNIDADES PARA FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES
Resumo
As empresas juniores têm surgido como um fomento na educação, uma vez que, oferecem aos estudantes a oportunidade de realizar atividades que permitam o desenvolvimento do aprendizado que adquirem. Dessa forma, esse trabalho tem o objetivo de relatar as experiências de discentes na gestão da Integração Júnior, especificamente nos cargos correspondentes à presidência, direção de marketing, direção de projetos e secretaria. As atividades ocorreram no ano de 2017, na empresa Integração Júnior, vinculada ao curso de Administração – Bacharelado da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo. Na presidência desempenhou-se as obrigações dispostas no estatuto que rege a empresa júnior, dentre elas, aprendizados que serão levados para o futuro, como a oportunidade de presidir uma assembleia. Para o início do desempenhar da presidência, a organização dos documentos para registro da mesma se fez importante, havendo a necessidade de conhecer os locais onde se realiza registros e reconhecimento de assinaturas, para as atas que eram feitas a cada reunião de diretoria ou assunto pertinente dentro da empresa. O presidente dirigiu todas as reuniões de diretoria que ocorreram ao longo do ano. Essa experiência oportunizou um notável crescimento do discente no que se refere às relações interpessoais e capacidade de liderança. Juntamente com a equipe, colocou-se em ação o programa de Trainee, para ampliar os horizontes da empresa, a fim de que os discentes, por meio de seleção, pudessem entrar e ter discernimento sobre os diferentes cargos de direção. A diretora de marketing executou tarefas voltadas a divulgação da empresa, usando ferramentas como o Facebook, com o intuito de mostrar não só aos estudantes, mas a toda a comunidade regional, os trabalhos que vinham sendo desenvolvidos. Prestou auxílio nas consultorias e atividades realizadas, com ênfase na criação de um plano de marketing e às práticas do programa de Trainee. A diretora de projetos, voltou-se principalmente a orientação e coordenação das atividades e consultorias. No entanto, ocorreu contribuição também em projetos como no “Processo Seletivo de Trainees”, “Trote Solidário” e “Captação de consultores”. Essas atividades oportunizaram novos conhecimentos de técnicas de elaboração de recrutamento e seleção, bem como de organização de equipes de trabalho com foco em ações solidárias. Ao referir-se ao cargo de diretor secretário, esta desenvolveu atividades voltadas a organização da documentação da empresa, o que proporcionou maior conhecimento sobre aspectos burocráticos, assim como, prestou ajuda as demais diretorias, levando em consideração que esta diretoria move-se entre todas as partes organizando e repassando informações. Além do mais, redigiu atas de todas as reuniões da Integração Júnior, as quais foram organizadas e arquivadas em locais adequados, auxiliou em consultorias e em projetos como “Páscoa Solidária”. Por fim, essa experiência oportunizou aos discentes envolvidos, o desenvolvimento de atividades capazes de estimular o crescimento pessoal e profissional, oferecendo a oportunidade para que se tornem pessoas com competência para liderar equipes, comunicativas, criativas e proativas. Dessa forma, essas experiências na direção da Integração Júnior, agregaram muito na formação de gestores, desenvolvendo competências para serem agentes transformadores, preparados para atuar na área da Administração, em diferentes empresas ou instituições.
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