O PROFESSOR DE MATEMÁTICA
ELEMENTOS DO SEU TRABALHO TEXTUALIZADOS EM UM ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Resumo
Este trabalho apresenta o recorte da pesquisa que tem como objetivo compreender como o trabalho do professor de matemática em formação continuada é (re)configurado nos textos produzidos por ele durante o processo formativo. De forma específica, neste recorte busca-se compreender quais elementos do trabalhado docente são textualizados em um encontro de formação continuada, no qual o foco de estudo deu-se em torno dos diferentes significados do número racional. Tal formação é realizada na Universidade Federal da Fronteira Sul por professores vinculados ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM). Participam do processo formativo professores de Matemática da Educação Básica da região de abrangência da universidade e professores da própria universidade denominados professores formadores. Como instrumento de constituição de dados utilizou-se a transcrição do material áudio-gravado do encontro de formação, o qual teve duração de aproximadamente três horas. A análise dos dados segue os princípios da análise textual discursiva (ATD), a qual é compreendida como um processo auto-organizado de produção de novos entendimentos referentes ao fenômeno em estudo, neste caso, o trabalho do professor de Matemática. A ATD compreende três etapas principais: (a) desconstrução dos textos do corpus - a unitarização, a fim de obter unidades com significado particular para a investigação; (b) o estabelecimento de relações entre os elementos unitários com sentido aproximados - a categorização e (c) a construção dos metatextos, os quais expressam os sentidos obtidos do processo de análise. Do processo inicial de análise emergiram três categorias as quais descrevem: 1) a relação, por vezes conflituosa, dos professores com o objeto de ensino - os números racionais; 2) a formação como trabalho interativo e a identidade do grupo e 3) reflexões sobre o trabalho docente. Os metatextos estão em processo de construção e deverão dialogar com o material empírico, a partir da discussão das categorias obtidas e dos interlocutores teóricos que fundamentam o estudo, por ora realizado.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.