AÇÕES DE ENFERMAGEM NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA UM GRUPO DE GESTANTES

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Ariane Lourdes Gomes Bueno Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó

Resumo

O período gestacional, que abrange desde a fecundação até o nascimento, contempla inúmeros eventos fisiológicos na vida de uma mulher. Ademais, a gravidez pode levar a diferentes alterações tanto físicas quanto emocionais, implicando uma atenção maior por parte dos familiares e da equipe de saúde, mas, principalmente do profissional que presta a assistência durante o pré-natal. A preocupação maior dos profissionais que atendem mulheres nesta etapa da vida, é que se encontram cheias de dúvidas, inquietudes e medos, entres outros questionamentos que incitam o senso comum, interferindo na maioria das vezes de modo negativo na assistência prestada, principalmente quando o saber científico se contrapõe ao saber popular. Diante disso, esse trabalho tem por objetivo relatar a vivência de uma atividade teórico-prática (ATP), ofertada pelo CCR Viver Humano II, relacionadas às ações de enfermagem na educação em saúde para um grupo de gestantes, que ocorreu em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no município de Chapecó – SC. Durante três noites do mês de Maio de 2018, 09 acadêmicas de grupos distintos de ATPs, organizaram, juntamente à equipe multiprofissional da UBS Eldorado e Enfermeiras Obstétricas convidadas, atividades direcionadas à 07 gestantes e familiares. Dentre os temas abordados nos três períodos de palestras, discussões, oficinas, e demonstrações práticas, destacam-se: a importância das consultas do pré-natal, o autoconhecimento do corpo feminino, a importância da confecção do Plano de Parto, violência obstétrica, indicações de cesárea, fluxograma do Hospital de referência para parto, direito ao acompanhante, amamentação, pega correta da mama, ordenha e formas de armazenamento do leite materno, licença maternidade, uso de anticoncepcionais e método da lactação e amenorréia (LAM) e, retomada das relações sexuais no pós-parto. Além de cuidados com o recém-nascido: aplicação das vacinas, uso do colírio (Nitrato de Prata 1%) e aplicação da Vitamina K, cuidados com o coto umbilical, banho e higiene do períneo, benefícios da amamentação exclusiva até o 6º mês de vida e a alimentação até 02 anos de idade, exames da Triagem Neonatal, posicionamento correto no berço, brinquedos de acordo com a faixa etária, entre outros. Esse evento, realizado semestralmente na UBS, surgiu como uma oportunidade de grande aprendizado tanto para as acadêmicas, quanto para a equipe, gestantes e familiares. Os temas abordados pelas acadêmicas, sob supervisão da professora, foram trabalhados anteriormente em sala de aula, em conteúdo teórico e explanados com a utilização de metodologias ativas de aprendizagem, levando em consideração o conhecimento prévio, e em meio à dúvidas e relatos das gestantes, durante as discussões, percebemos que muitos assuntos ainda estavam permeados pelo saber popular de forma empírica e muitas vezes equivocada. Dentre todos os assuntos apresentados, o que mais gerou discussão foi a diferença entre parto normal e cesariana, destacando o favoritismo pelo parto cesáreo por parte das gestantes, justificado por relatos de violência obstétrica em partos anteriores. Por conseguinte, o papel da equipe multiprofissional também foi percebido como algo de extrema importância, desde a divulgação do evento pelas Agentes Comunitárias de Saúde até a realização das atividades que contou com apoio de Enfermeiras, Assistente Social, Dentista, Psicóloga, Médica, Farmacêutica e outras na abordagem de temas específicos. O reconhecimento da equipe pela população é característica essencial da humanização da assistência e eventos como esse aproximam o ensino, serviço e a comunidade resultando no aprendizado coletivo e fortalecimento da educação permanente em saúde.

Biografia do Autor

  • Ariane Lourdes Gomes Bueno, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó

    Acadêmica. Curso de Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó

    Enfermeira. Doutora em Ciências, Docente do curso de Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó

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Publicado

26-10-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino