APRENDIZADO SIGNIFICATIVO:
A CORRELAÇÃO ENTRE ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NO COMPONENTE CURRICULAR SAÚDE COLETIVA.
Resumo
Introdução: Em qualquer profissão, é necessário conhecer o local de trabalho, para que ele possa ser desenvolvido com eficiência. Na medicina, não é diferente. Conhecer o território da Unidade Básica de Saúde (UBS) e como o Sistema Único de Saúde (SUS) funciona é uma forma de orientar o futuro profissional para sua inserção no trabalho em saúde. Entendendo que o mercado de trabalho traz uma visão mercantilista que descaracteriza a humanização da profissão médica, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de graduação em medicina propõem a inserção de estudantes em serviços de saúde desde o primeiro semestre. Com isso, o discente tem a possibilidade de integrar os conteúdos abordados na teoria com a prática, o que contribui para aprendizado significativo. Objetivo: Relatar a experiência de um grupo de estudantes da segunda fase do curso de medicina da UFFS, campus Chapecó, em atividade de integração ensino-serviço-comunidade na Atenção Básica do município. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de atividade prática de integração ensino-serviço-comunidade construído a partir das narrativas reflexivas dos estudantes que vivenciaram as atividades. A vivência ocorreu entre os dias 16 e 20 de maio de 2018, no Centro de Saúde da Família (CSF) Jardim América. Resultados e Discussão: O componente de Saúde Coletiva II, tem como objetivo trabalhar aspectos da vigilância em saúde e prevê a inclusão dos estudantes na realidade do trabalho em saúde. Durante a semana de vivências, desenvolvemos atividades de reconhecimento de território e visitas domiciliares, em companhia de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) além de diálogos com profissionais e usuários do serviço, a fim de aprofundar a compreensão sobre o processo saúde-doença da área de abrangência do CSF. Realizamos, ainda, uma atividade de educação em saúde em uma escola da região vinculada ao Programa Saúde na Escola (PSE), abordando o tema “violências com alunos da 3ª e 5ª série. O processo de educação em saúde baseado em metodologias ativas de ensino, aplicadas corretamente, é um meio efetivo, de acordo com estudos, e, portanto, depois de uma reflexão com os alunos, espera-se uma mudança comportamental das crianças. Além disso, produzimos um folder orientador sobre descarte correto de pérfuro-cortantes e resíduos contaminados que será distribuído aos usuários que utilizam materiais dessa natureza, demanda presente na matriz de intervenção do Programa de Melhoria do Acesso da Qualidade (PMAQ) na Atenção Básica. Por fim, acompanhamos consultas médicas, analisando a perspectiva do profissional e dos usuários. Conclusão: Entende-se, portanto, que a integração ensino-serviço-comunidade contribui para a construção de aprendizagem significativa pelos estudantes, aprimorando a formação médica. O processo de aprendizado ganha dimensão ao integrar os discentes do curso de medicina com a premência da comunidade do CSF Jardim América, coadjuvando o ensino\aprendizagem com o Serviço Municipal de Saúde de Chapecó-SC.
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