PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO ABDIAS NASCIMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE INTERCÂMBIO MODALIDADE GRADUAÇÃO SANDUÍCHE BRASIL/ARGENTINA
Resumo
Resumo: Considerando a importância da tríade ensino, pesquisa e extensão, o objetivo desse trabalho é apresentar a experiência de 10 meses de intercâmbio internacional, modalidade graduação sanduíche financiado pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior – CAPES vivenciados pelos autores na Argentina, no período de março de 2017 à dezembro de 2017, na Universidad Nacional de Misiones (UNaM) Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales (FHyCS), por meio do projeto de pesquisa “Estudos sobre interculturalidade na universidade” com ênfase nas populações indígenas, afrodescendentes e pessoas com deficiência. Projeto este, oriundo do edital SECADI/CAPES Nº02/2014 Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, conjuntamente, com as universidades parceiras, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidad Nacional de Misiones (UNaM), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade de Passo Fundo (UPF), Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e a Universidade de Málaga da Espanha, objetiva aprofundar estudos com relação às questões de permanência dos Setores Populares na Universidade, ingressos por meio das políticas que ampliam e democratizam o direito ao acesso ao Ensino Superior. As discussões presentes no trabalho partem das vivências dos autores no decorrer do intercâmbio, vivencias relacionadas as especificidades das cinco disciplinas cursadas no curso de Professorado em Educação Especial da UNaM, da participação dos autores em seminários nacionais e internacionais com temáticas diversificadas do âmbito educacional argentino e mundial, visitas de campo e intervenções monitoradas em diferentes espaços educativos, especialmente escolas de Educação Especial, viagens de estudos e diálogos formais e informais com autoridades do sistema educativo argentino. O elenco de atividades vivenciadas e desenvolvidas durante o processo de intercâmbio, possibilitou, sob a perspectiva acadêmica a ampliação dos repertórios teóricos dos intercambistas, em autores do campo da Educação Especial como); Azcoaga (1971); Dobrovsky (2010); Fairman (2001); Fejerman y Alvarez (2007); Filidoro (2003); Gonzáles e Boudet (1994); Gonzáles (2006); Valdez (2007) Vieytes (2004) e Valdez (2007) entre outros. Além das contribuições na formação acadêmica, sob uma perspectiva social, promoveu a ampliação dos horizontes intelectuais, pelos quais os intercambistas passaram a compreender fenômenos não só com a visão de mundo que adquiriram em seu país de origem durante sua trajetória de vida, mas também sob a perspectiva cultural, econômica e educacional do lugar em que efetivaram o intercâmbio. Na perspectiva profissional contribuiu de maneira qualitativa no aprimoramento de conhecimentos teórico-práticos, com ênfase nas especificidades da Educação Especial na perspectiva de uma compreensão efetiva em relação à tríade ensino, pesquisa e extensão, estimulando o senso crítico, fornecendo os subsídios necessários para o aperfeiçoamento da futura atuação docente, bem como proporcionou maior autonomia nos diálogos, formais e informais dentro do campo educacional. Contudo, comprometidos com a continuidade dos resultados positivos, os participantes do projeto de pesquisa “Estudos sobre interculturalidade na universidade” com ênfase nas populações indígenas, afrodescendentes e pessoas com deficiência, em conjunto com a universidades parceiras seguem com pesquisas de abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa, estudos de caso, sob a configuração de pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo, a fim de ampliação dos resultados até o momento alcançados.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.