TRABALHO MULTIDISCIPLINAR DE CONCLUSÃO DE COMPONENTE NO CONTEXTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS E NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O CURSO DE MEDICINA

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Gabriela Nogueira Matschinski Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Tamíres Hillesheim Mittelmann Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Sarah Franco Vieira de Oliveira Maciel Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

Devido à ineficiência do modelo biomédico mecanicista e não resolutivo, surgiu a necessidade de uma medicina mais humanitária com o intuito de cuidar de maneira integral do indivíduo. Diante disso e por influência do "Programa Mais Médicos", as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o curso de Medicina foram aprovadas em 2014. Nesse contexto, emergiu o curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó, o qual objetiva interiorizar a formação médica e promover a fixação desses profissionais, bem como formar médicos aptos para lidar com as necessidades de saúde da região. Para tanto, o curso apresenta uma organização inovadora que mescla metodologias de ensinoativas e tradicionais, e prioriza a integração de diversas áreas do conhecimento. Processos Biológicos (PB) é um dos componentes básicos presente nos quatro primeiros semestres do curso, e preocupa-se em desenvolver processos de trabalho dinâmicos e multidisciplinares. A elaboração de um trabalho de conclusão de componente (TCC) com temática relevante para a área da saúdeé proposta em PB I, II e III. Neste, são avaliados o trabalho em equipe, a parte escrita e a apresentação oral. Até o momento, o componente curricular de PB II foi ministrado três vezes e manteve a ideia geral do TCC, com algumas adaptações a cada semestre. A entrega de um plano de trabalho de como será organizado o seminário e a pré-correção da parte escrita se mantiveram em todas as turmas. A produção foi em forma de um artigo de texto acadêmico em todas as turmas. A tarefa de encerramento do TCC consiste na apresentação oral, sendo que esta contou com uma banca nas duas primeiras turmas, e com a aplicação de uma avaliação desenvolvida por cada grupo na última turma. O TCC em PB II abrange, de maneira aplicada, todo o conteúdo programático do componente curricular, o qual inclui genética, biologia molecular e biofísica, além de conteúdos de outros componentes ministrados no decorrer do curso, a exemplo de Saúde Coletiva I e II, Iniciação à Prática Científica (IPC), Produção Textual Acadêmica, Epidemiologia, Bioestatística e Morfofisiologia I e II. A temática do TCC TCC em PB IIé o câncer, tendo sido escolhida pela suaimportância epidemiológica e de saúde pública na região Oeste de Santa Catarina. O trabalho, que conta com um cronograma de atividades para o semestre,é executado de forma coletiva, em grupos elencados por sorteio. Desse modo, o aluno é aproximado da sua realidade profissional, em que é essencial a habilidade de trabalho em equipe. Ademais, o aluno torna-se responsável pela busca e desenvolvimento de seu próprio conhecimento acerca do assunto. Assim, o desenvolvimento do TCC em PB II vai ao encontro do que é preconizado pelas novas DCNs dos cursos de medicina. Isso porque propõem a interdisciplinaridade, o protagonismo do discente, e a integração ensino-serviço-comunidade, com repercussões positivas para o tripé.

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Publicado

26-10-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino