PRÁTICAS DE YOGA COMO ESTRATÉGIA PARA A PROMOÇÃO DE CULTURA E QUALIDADE DE VIDA À COMUNIDADE ACADÊMICA EXTERNA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL-UFFS, CAMPUS REALEZA, PR
Resumo
O Yoga é uma prática e filosofia de vida originado na Índia há mais de 500 anos que busca o desenvolver do autoconhecimento por meio de um conjunto de disciplinas para promoção da união entre mente, corpo e espírito. Com isso, este trabalho objetivou aprimorar a consciência individual e coletiva através da disseminação das práticas de Yoga à comunidade acadêmica externa da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Realeza, Paraná. As atividades foram realizadas nos espaços disponibilizados por uma escola estadual do município, tendo como alvo principal alunos, pais e funcionários da instituição e de demais locais. Para tanto, as atividades tiveram início em agosto de 2016 e fim em novembro do mesmo ano. As práticas foram divididas em dois momentos. No primeiro momento foram elaborados materiais de apoio, físicos e virtuais, para a divulgação das atividades de yoga a serem realizadas. Já no segundo momento foram elaboradas as aulas, sendo ofertadas para o público alvo semanalmente durante 4 meses. Os temas abordados durante as aulas foram técnicas de purificação, meditação, respiração, posturas e utilização de mantras e mudras. Dessa forma, o projeto contou com a participação de 78 indivíduos e atingiu uma faixa etária abrangente, alcançando desde crianças até idosos, de ambos os sexos. A avaliação de caráter qualitativo, ao final de cada prática, demonstrou a grande aceitação e interesse dos participantes pelo projeto de cultura, declarando estarem mais leves, dispostos, tranquilos e relaxados. Da mesma forma, estudos apontam que a prática da Yoga em ambiente escolar possui grande papel como estratégia no combate a agressividade, ansiedade, entre outros aspectos relacionados que influem e interferem no ensino e aprendizagem da educação atual e na formação integral e harmoniosa do ser humano. Portanto, conclui-se que as atividades desenvolvidas tiveram resultados positivos e, ainda, oportunizaram a criação de um espaço de descontração e lazer entre os participantes, ao mesmo tempo em que promoveram a consciência coletiva e individual para a manutenção da saúde mental e psicossocial e da qualidade de vida.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.