CRENÇAS EDUCACIONAIS DE FORMADORES EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA

Autores

  • Letícia Ribeiro Lyra UFFS

Resumo

As crenças são os melhores indicadores quanto às decisões que indivíduos tomam ao longo da vida. Acreditamos que o professor atua de acordo com elas sem ter, muitas vezes, suficiente reflexão da influência dessas sobre sua prática. Frente a isso, partimos do pressuposto que as crenças educacionais de natureza epistemológica e didático-pedagógica dos professores formadores possam influenciar a formação dos licenciandos quanto ao entendimento do que é Ciência e como se a ensina e a aprende. Esse trabalho é um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento e tem como um dos objetivos identificar se há semelhanças e diferenças entre as crenças educacionais de formadores que atuam em cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza (Biologia, Física, Química) e Matemática, em uma universidade federal multicampi. Com abordagem qualitativa, aplicamos um questionário do tipo Escala likert em que constava 40 afirmativas, que variavam entre discordo totalmente a concordo totalmente, a 27 professores. Os resultados apontaram que os formadores apresentam crenças epistemológicas ingênuas e sofisticadas, sem grande variação entre elas. Há uma tendência ao viés construtivista nas crenças didático-pedagógicas. Os professores reconhecem a trajetória pessoal e profissional como importantes na sua atuação docente porém, a formação continuada não é entendida por esses como importante. Aparentemente, as crenças didático-pedagógicas dos formadores da área de Química demonstraram-se mais voltadas ao aporte construtivista do que a dos formadores das áreas de Física e Matemática, embora traços do ensino tradicional tenham sido encontrados nas crenças dos formadores de todas as áreas. Esperamos que esse estudo traga contribuições para a formação inicial e continuada.

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Publicado

30-10-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa