O Acolhimento na creche:
Estratégias para pensar a Pedagogia dos Começos.
Resumo
O presente resumo tem o objetivo de compartilhar o projeto de pesquisa desenvolvido no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, que tem como título: “O acolhimento na creche: Estratégias para pensar a Pedagogia dos começos”. O tema irá investigar sobre as primeiras experiências vividas pelas crianças da creche ao entrar na escola, bem como as estratégias adotadas pelas professoras durante o processo de inserimento. Para desenvolver o assunto, será realizada uma pesquisa bibliográfica com autores e documentos que normatizam a Educação Infantil e que escrevem sobre “adaptação”, “acolhimento”, “crianças” e “Pedagogia dos começos”; e também uma pesquisa de campo com uso de questionários on-line com professores (as) de bebês e crianças bem pequenas (0 a 3 anos), com o intuito de saber as estratégias usadas pelas mesmas no período de inserção das crianças na escola. Este tema surgiu depois de estudar, durante o curso de Pedagogia, sobre as conquistas das crianças ao longo do tempo, bem como a mudança na visão de criança que existe hoje, o que consequentemente modifica o modo como a escola organiza seu espaço e as situações vividas com as crianças, criando um ambiente acolhedor, de qualidade e que respeite os princípios de uma escola de infância. Nesta pesquisa há o objetivo de mostrar que as escolas precisam rever o conceito de adaptação e considerar o conceito de acolhimento para que se efetive uma Educação Infantil que respeite os tempos e desejos das crianças, efetivando a criança como o centro do planejamento pedagógico, conforme apontam as políticas que normatizam esta etapa (BRASIL, 2009). O trabalho trará algumas discussões da Pedagogia da Infância e dos começos e as contribuições que vem trazendo para a educação. A pesquisa e os resultados ainda estão em fase de finalização.
Palavras-chave: Acolhimento. Crianças bem pequenas. Pedagogia dos começos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.