DIFICULDADES DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS DA UFFS
Resumo
Resumo: O presente texto reflete a pesquisa em andamento do Trabalho de Conclusão do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo - Ciências Sociais e Humanas do Campus da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul/PR. Tem por objetivo compreender as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas da UFFS. Percebe-se, que ao vivenciar o cotidiano dos colegas do curso, há algumas dificuldades expressadas no que concerne às dificuldades de ensino e aprendizagem, muitas vezes recorrentes da trajetória vivenciada na formação da escola pública. Cabe ressaltar que a intenção não é culpar os indivíduos, porém, ir mais além, na causa do problema e de que forma a educação poderia contribuir de forma mais incisiva na formação dos sujeitos. O objeto a ser pesquisado tem relação intrínseca com a linguagem, especialmente enfocando a leitura e a escrita. Vale salientar que a educação é apenas um reflexo da sociedade em que estamos inseridos, não podendo ser transformada antes que haja uma mudança na sociedade como um todo. Refletir acerca desse processo é um importante passo para modificar essa realidade social e cultural. O papel é da escola, da sociedade e da universidade. A pesquisa ainda não é conclusiva.
Palavras-chave: Ensino; Aprendizagem; Educação do Campo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.