SEGURANÇA DO PACIENTE

EMPODERAMENTO NO CUIDADO

Autores

  • Gabriela Menissa Pellenz Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Chapecó
  • Vitória Maria Marques Universidade Federal da Fronteira Sul- campus Chapecó
  • Gabriela Ohana Pisatto Soares Universidade Federal da Fronteira Sul- campus Chapecó
  • Karine Kooke Universidade Federal da Fronteira Sul- campus Chapecó
  • Andreia Mascarello Universidade Federal da Fronteira Sul- campus Chapecó
  • Silvia Silva de Souza Universidade Federal da Fronteira Sul- campus Chapecó
  • Júlia Valéria de Oliveira Vargas Bitencourt Universidade Federal da Fronteira Sul- campus Chapecó
  • Aline Massaroli Universidade Federal da Fronteira Sul- campus Chapecó
  • Vander Monteiro Da Conceição Universidade Federal da Fronteira Sul- campus Chapecó

Resumo

O programa de extensão da Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS Campus Chapecó, do curso de Graduação em Enfermagem, denominado “Segurança do Paciente: Construindo caminhos para a cultura de segurança” em parceria com o Núcleo de Segurança do Paciente de um hospital do município Chapecó, tem como um de seus objetivos discutir sobre a qualidade do processo de segurança do paciente buscando a redução e até eliminação, dos riscos à eventos adversos durante a assistência à saúde, baseando-se em documentos nacionais e internacionais para desenvolvimento de ações preventivas. Compreendendo a importância da participação e envolvimento do cidadão neste processo de prevenção de danos, o Programa Nacional de Segurança do Paciente apresenta a temática como um dos seus seis eixos norteadores, apontando a necessidade de desenvolvimento de ações e intervenções educativas para com a população. Com isto, a instituição de saúde e os profissionais tornam-se responsáveis por realizar a capacitação dos cidadãos e demais envolvidos, propiciando o empoderamento comunitário, permitindo a mediação de situações em determinados contextos. Sendo assim, o objetivo do presente resumo é refletir sobre a importância do envolvimento do cidadão no processo de assistência à saúde por meio da educação popular. O mesmo é fruto de vivências e conhecimento científico adquiridos durante reuniões de planejamentos para o desenvolvimento das atividades do projeto. Os encontros ocorreram nos meses de março à julho, no campus da UFFS- Chapecó, com a participação de treze discentes e nove docentes, os quais fazem parte do projeto. A equipe de saúde é uma das partes responsáveis por desenvolver métodos de ensino-aprendizagem para com a população, realizando especialmente ações preventivas e de promoção da saúde, sendo um destes a educação popular em saúde. Caracterizando-se por (re)conhecer os conhecimentos prévios de determinada pessoa e/ou comunidade, a Educação Popular em Saúde, ao interagir com o conhecimento científico, proporciona adequação às intervenções necessárias para determinado contexto, auxiliando em sua eficácia. Ao compreender o indivíduo como parte integrante e fundamental no seu processo de cuidado, consequentemente da Segurança do Paciente, é necessário ter em mente que o mesmo possui sua trajetória e seu itinerário de vida e contexto social, que influenciam em seus pensamentos, ideais e modo de compreensão. Por isso, os profissionais possuem como dever analisar a melhor forma de linguagem para cada usuário, envolvendo-o e empoderando-o para o autocuidado. Quando a equipe se molda ao cidadão, permite-se uma comunicação compreensível e direta, além disto, torna o paciente sujeito ativo no processo de assistência à saúde, uma vez que o mesmo compreende seus direitos e deveres no seu próprio cuidado, desenvolvendo sua cidadania. Este movimento auxilia a equipe de saúde em suas tarefas cotidianas, uma vez que proporciona ao paciente a compreensão de princípios e diretrizes da segurança no cuidado.

Biografia do Autor

  • Gabriela Menissa Pellenz, Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Chapecó
    Acadêmica. Curso de Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó.

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Publicado

08-11-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura