A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA DINÂMICA AUDIOVISUAL PARA REALIZAÇÃO DE CAPACITAÇÕES NA ÁREA DA SAÚDE
Resumo
A primeira meta do Programa Nacional de Segurança do Paciente é a
identificação correta do paciente, processo em que se assegura ao paciente o que a
ele é destinado, como procedimento, prevenindo a ocorrência de erros e enganos
que o possam lesar. Com o intuito de realizar atividades de educação permanente
para os profissionais da saúde de uma instituição hospitalar de Chapecó,
trabalhamos com a identificação correta no primeiro ciclo de capacitações,
consideramos que elaborar vídeos reflexivos sobre a segurança do paciente,
abordando em situações frequentes do cotidiano do ambiente de trabalho,
aproximando o máximo possível de suas realidades, promoveria a sensibilização
perante ao tema, estimulando os profissionais a observarem as situações expostas
nos vídeos para que se diferenciasse o correto e o incorreto, qual a semelhança
destas situações com seu cotidiano. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência
da produção de vídeos para a promoção da identificação segura dos pacientes. A
produção dos vídeos foi executada pelos acadêmicos de enfermagem que integram
o Programa de Extensão “Segurança do Paciente: construindo caminhos para a
cultura de segurança” da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó,em parceria com a instituição hospitalar regional. Foram desenvolvidos dez vídeos,
envolvendo as situações: Transferência do paciente para o centro cirúrgico;
desinfecção terminal do leito de internação; pulseira de recém-nascido e mãe;
confirmação do paciente no leito; e sala de espera. Fizemos vídeos comparativos,
dentre as dez filmagens, quatro estavam corretas em suas práticas e seis incorretas,
com o intuito de observar se os profissionais conseguiriam reconhecer a forma mais
segura de realizar determinada atividade, já que todas as situações condizem com o
que acontece no cotidiano. Ao final de cada vídeo foi aberto para debates, assim os
profissionais colocavam suas opiniões sobre as cenas, expondo o que eles julgavam
que poderia ser mudado e se eles já haviam presenciado alguma cena parecida nos
seus respectivos setores. Foi notável que nos vídeos que abrangiam o tema com
mais humor os profissionais apresentavam mais disposição e interesse para a
participação e discussão, acreditamos que isto os tenha influenciado positivamente
para instigar a reflexão de suas ações durante o processo de trabalho no hospital.
Realizar essas capacitações com os profissionais teve grande contribuição para
nosso aprendizado, enquanto acadêmicas de enfermagem, pois além de suprir a
necessidade de intervenções educacionais para os profissionais de saúde sobre
segurança do paciente, também acrescentou boas vivências durante o processo de
nossa formação acadêmica. Em muitos casos, conseguimos observar como o
comodismo ou mecanização pode atrapalhar no processo de trabalho, pois muitos
procedimentos podem acarretar à erros, apenas pelo fato de estarmos acostumados
a fazer de uma determinada forma que não seja a correta.
Palavras-Chave: Segurança do paciente. Identificação segura. Enfermagem.
Educação permanente em saúde.
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