REFLEXÕES SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este trabalho trata-se de um perquirir bibliográfico sobre a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental, abarcando um estudo de cunho reflexivo explicativo, no qual busca-se por meio de análise interpretativa sobre a BNCC para o Ensino Fundamental fazendo um levantamento dos aspectos que ela nos apresenta. Analisando com especial atenção a introdução dos modificadores atrelados aos componentes curriculares e as etapas de ensino, salientando que os mesmos reportam-se também a avaliação das competências e habilidades elencadas em cada descritor, observando-se a numeração sequencial de cada ano ou bloco de ensino, ou seja, aferirá se realmente o(a) aluno(a) adquiriu a devida habilidade para desenvolvimento de competência atrelada a mesma. Ressaltando que estes aspectos vêm ao encontro das exigências realizadas pelas avaliações internacionais, como da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que é responsável pelo Programa Internacional de Avaliações de Alunos (Pisa), entre outros órgãos responsáveis por aferir a qualidade da educação, por meio de competências desenvolvidas, especialmente nas áreas da instrumentalização em Língua Portuguesa e Matemática. Desconsiderando os demais aspectos com relação ao desenvolvimento humanista da educação. Não obstante, questiona-se até que ponto estamos realmente qualificando o Ensino Fundamental, com as avaliações em larga escala? A serviço do que a estruturação da nova BNCC, e seus modificadores estão atrelados? São inquirições que se fazem urgentes em nossas academias e nas escolas públicas de todo país. Precisamos desvelar e entender o que de fato se almeja com esta proposta.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.