CAMPANHA EDUCATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Juliano Scherer Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Eliane Gonçalves dos Santos

Resumo

O presente relato aborda e analisa uma campanha educativa realizada com os alunos dos 7° anos do Ensino Fundamental, como uma ação do Estágio Curricular Supervisionado III: Ciências do Ensino Fundamental, do Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Cerro Largo. Recentemente ocorreu um surto de toxoplasmose em Santa Maria - RS, sendo considerado o maior enfrentado na história do Rio Grande do Sul. Até agora, 621 pessoas já contraíram a doença, sendo 54 gestantes. A campanha educativa proposta foi de levar informações sobre doenças causadas por protozoários aos cidadãos do município de Salvador das Missões, local onde o estágio foi realizado, e também serviu como ferramenta de aprendizagem para os alunos sobre o Reino Protista. A campanha educativa ocorreu em quatro etapas até a sua finalização, sendo elas: a contextualização do tema, pesquisa sobre o tema, confecção de cartazes e de panfletos e visita aos locais públicos para a divulgação da campanha. Foram confeccionados três cartazes e seis panfletos para serem distribuídos no município. Os locais visitados pelos alunos foram estabelecimentos públicos do município, tais como o posto de saúde e a Prefeitura municipal. Durante a campanha foi realizada entrevistas com os cidadãos. A realização da campanha foi importante, pois foi possível usá-la como uma metodologia ativa de aprendizagem para os alunos também como ferramenta para melhorar o diálogo dos mesmos para futuras apresentações e campanhas. Para a população do pequeno município de Salvador das Missões, foi de suma importância ao divulgar informações que os cidadãos não tinham conhecimento, ajudando assim, a prevenir doenças de grande risco à saúde, além de instigar a Escola há desenvolver projetos e ações que ultrapassem seus muros e proporcione a divulgação de conhecimentos para a sociedade. A campanha como um todo, foi excelente, e cumpriu com os objetivos propostos no componente curricular de Ciências. O uso de diferentes metodologias de ensino como aulas práticas experimentais, saídas de campo, jogos, campanhas educativas entre outras apresentam um bom resultado nos processos de ensino e de aprendizagem dos alunos, pois para muitos deles acaba facilitando e contribuindo com a elaboração de seu próprio conhecimento.

 

Palavras chaves: Ensino de Ciências. Reino Protista. Metodologia de ensino.

 

 

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Publicado

12-11-2018

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino