Viabilidade de um Sistema de Produção de Leite do tipo Compost Barn em uma Propriedade Rural Familiar na Região das Missões - RS

Autores

  • Kedlen Adams Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Fabricio Costa de Oliveira Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo

Resumo

O estudo aborda a viabilidade de um sistema de produção de leite do tipo Compost Barn em uma propriedade rural familiar na região das Missões – Rio Grande do Sul. Muitos produtores rurais estão em busca de aperfeiçoamento e modernização na atividade leiteira, porém algumas fermentas necessárias tem alto custo de investimento, como a instalação de um sistema de produção de leite do tipo Compost Barn, portanto, para um resultado satisfatório, para garantia de investimento na atividade certa e para obtenção de retorno financeiro significativo, faz-se necessário uma análise de viabilidade econômico-financeira para abrir o empreendimento ou amplia-lo. Ainda que, sem esta análise, pode conter várias dificuldades no negócio e desperdícios de recursos, portando ela ajuda a identificar as variáveis que fazem o negócio crescer e ter sucesso ou fracasso. Sendo assim, o estudo busca responder a seguinte questão: qual a viabilidade econômico-financeira da implementação de um Compost Barn em uma propriedade da agricultura familiar da região das Missões, no Estado do Rio Grande do Sul?. A fim de responder o problema de pesquisa, delimitou-se como objetivo geral: Avaliar a viabilidade de instalação de um Compost Barn em uma propriedade da agricultura familiar localizada na região das Missões – Rio Grande do Sul. A fim de responder o problema de pesquisa e atingir o objetivo proposto, optou-se por uma pesquisa do tipo descritiva, onde o procedimento de coleta caracteriza-se como estudo de caso (único) e a natureza dos dados qualitativos. Já as fontes de informações serão através de dados primários e secundários.

 

Palavras-chave: Viabilidade econômico-financeira. Confinamento. Bovino leiteiro. Compost Barn.

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Publicado

12-11-2018

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino