O PERFIL EMPREENDEDOR E A EMPRESA JÚNIOR: HÁ CONSONÂNCIA?
Resumo
O empreendedorismo é objeto de discussão em inúmeros estudos, congressos e eventos na área da administração. Como é parte expressiva no âmbito administrativo, ele se manifesta em diversas organizações e setores empresariais, sobretudo a partir de características do perfil empreendedor. Dentro deste perfil destacam-se alguns aspectos, tais como: visão; tomada de decisão; agregação de valor aos serviços e produtos; dinamismo; liderança, rede de relacionamentos; organização e conhecimento. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é analisar aspectos do perfil empreendedor com relação às finalidades do conceito de empresa júnior. Como base teórica para a discussão, utilizou-se os principais conceitos do perfil do empreendedor, assim como as finalidades das empresas juniores. No que concerne à metodologia, adotamos a pesquisa descritiva, baseada no método bibliográfico e documental. Por esse motivo, a interpretação dos dados baseou-se numa análise de conteúdo, a partir de fontes secundárias coletadas em repositórios e bases de dados acadêmicos disponibilizados em ambiente web. Constatou-se que existem certas relações comportamentais entre o empreendedor e o empresário júnior. Os empreendedores são indivíduos capazes de reconhecer novas oportunidades e possibilidades, e os graduandos que se integram em empresas juniores, são discentes que, em princípio, inspiram-se para o futuro, a fim de buscar novas chances e espaços no mercado de trabalho A importância da empresa júnior se manifesta por meio do desenvolvimento pessoal e profissional dos empresários juniores. Além de desenvolver práticas que auxiliam e instigam os graduandos a buscarem novos desafios, oportuniza o desenvolvimento de um espírito mais criativo, inovador, responsável e empreendedor. Com a colaboração visível da empresa júnior, para o desenvolvimento do espírito empreendedor nos acadêmicos vinculados a ela, ressalta-se que através dos conhecimentos obtidos, podem oferecer ideias inovadoras e soluções para problemas ligados a sociedade, ou seja, um empreendedor que pensa além de si próprio, provavelmente há de promover o progresso de uma sociedade. Os resultados mostram que a visão, a tomada de decisão, a agregação de valor, o dinamismo, a liderança, a rede de relacionamentos, a organização e o conhecimento, abordados como aspectos do perfil do empreendedor, estão na essência dos propósitos das empresas juniores.
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