O PAPEL DA EMPRESA JÚNIOR NA FORMAÇÃO DISCENTE: Desenvolver pessoas ou desenvolver profissionais?

Autores

  • Raquel Jaíne Hartmann Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Carlos Eduardo Ruschel Anes Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Shirley Britz Heck Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Fabrício Costa de Oliveira Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

Ao analisarmos o desenvolvimento do trabalho, pode-se perceber que essa prática é tão primitiva quanto o homem, que já então era conduzido pela obrigação de satisfazer suas necessidades. Nesse contexto, o trabalho, o desenvolvimento humano e o desenvolvimento profissional das pessoas são questões sistematicamente estudadas há algumas décadas, onde interpretações teóricas têm favorecido o aperfeiçoamento das práticas de gestão das empresas em diferentes áreas de atuação profissional. A partir de diferentes análises ao longo do tempo, introduziram-se pensamentos voltados a práticas de trabalho e ao desenvolvimento profissional, promovendo aspectos de um perfil profissional “adequado”, incentivando as pessoas a buscarem mais conhecimento para que estejam coerentes com as exigências das empresas. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é analisar interpretações abordadas a partir da Teoria da Administração Científica, da Teoria Clássica, da Teoria das Relações Humanas e da Psicologia Organizacional aplicada na Empresa Júnior. Com relação à metodologia, o estudo se caracteriza como uma pesquisa descritiva, baseada no método bibliográfico e documental. Como instrumento de auxílio para analisar as informações, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, a partir de fontes secundárias coletadas em repositórios e bases de dados acadêmicos disponibilizados em ambiente web. Os resultados alcançados destacam a influência das interpretações teóricas da Administração e da Psicologia Organizacional no desenvolvimento das organizações, na promoção profissional e na formação humana dos trabalhadores, em direção à qualidade de vida do trabalho. O desenvolvimento de pensamentos voltados aos aspectos humanos tem auxiliado na organização das empresas, que passaram a preocupar-se com seus colaboradores, prezando pelo melhor desempenho de seus negócios. Ao tratar-se de desenvolvimento profissional, assim como em estágios, a Empresa Júnior motiva a praticidade dos conteúdos trabalhados em sala de aula, oportunizando que o aluno consiga enxergar de forma mais abrangente, ampliando sua capacidade de resolução dos problemas das organizações, além de proporcionar vivências e experiências em diversos ramos e ambientes de negócios. Assim, essa experiência promove a formação de pessoas com uma visão mais ampla sobre a dinâmica empresarial e, ao mesmo tempo, prepara o profissional e a pessoa para as variadas situações do cotidiano das empresas. 

Biografia do Autor

  • Carlos Eduardo Ruschel Anes, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Docente do Curso de Administração – Bacharelado, UFFS Campus Cerro Largo/RS. Coordenador do Programa de Capacitação e Suporte à Gestão da Empresa Júnior (EJ) do Curso de Administração do Campus Cerro Largo

  • Shirley Britz Heck, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Acadêmica do curso de Administração- Bacharelado, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo, Bolsista do Programa de Capacitação e Suporte à Gestão da Empresa Júnior (EJ) do Curso de Administração do Campus Cerro Largo

  • Fabrício Costa de Oliveira, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Docente do Curso de Administração – Bacharelado. UFFS Campus Cerro Largo/RS. Vice Coordenador do Programa de Capacitação e Suporte à Gestão da Empresa Júnior (EJ) do Curso de Administração do Campus Cerro Largo

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Publicado

19-11-2018

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Extensão e Cultura