HOMEOPATIA: O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA ATRAVÉS DA ABORDAGEM CTS

Autores

  • Daniel Rapachi Universidade Federal da Fronteira Sul Realeza
  • Edinéia Schmitz Schmitz Universidade Federal da Fronteira Sul Realeza
  • Gisele Peres Universidade Federal da Fronteira Sul Realeza

Resumo

Atualmente no Brasil vem ocorrendo um grande avanço, na busca dos mais diversos tipos de saberes. Uma dessas áreas de conhecimento é a medicina alternativa ou terapia alternativa onde encontramos os mais diversos tipos de vertentes de saberes sendo a homeopatia uma delas, e já reconhecida oficialmente no Brasil como especialidade médica, desde o ano de 1980. As propostas pedagógicas contemporâneas preconizam a importância da presença, no planejamento da disciplina de química, de temas que estejam relacionados com aspectos sociais, econômicos e ambientais. Como ideia de inserção do tema homeopatia, nos conteúdos da disciplina de química, foi realizado uma busca documental nos anais das Revistas Química Nova na Escola, Enseñanza de las Ciencias, Ciência e Educação com a palavra chave “homeopatia” relacionado com os processos de “ensino aprendizagem”, onde não foi encontrado nenhum trabalho relacionado ao tema. Apenas na revista de Educação, Ciências e Matemática foi encontrado um trabalho com o título: Homeopatia no ensino de química para o conceito de diluição extrema numa abordagem ciência, tecnologia e sociedade . O resultado desta pesquisa apresenta uma realidade que é a carência deste tema gerador, e colabora com a identificação da importância de se trabalhar com esta temática no Ensino de Química visto a falta de compreensão sobre o uso consciente dos medicamentos homeopáticos. Assim, acreditamos que esta proposta pode ser utilizada em sala de aulas do ensino médio, como uma abordagem voltada para Química Orgânica, bem como, no ensino fundamental, porém com outra abordagem. O objetivo, deste trabalho é a inserção da pesquisa na sala de aula, bem como a utilização dos conceitos e preparos de medicamentos homeopáticos, como um agente facilitador do ensino aprendizagem dos alunos referentes aos conteúdos químicos que serão abordados numa perspectiva CTS. Assim, o desenvolver desta proposta comenfoque CTS, busca o diálogo e a problematização da homeopatia, além deproporcionar uma forma criativa de estudar química orgânica no ensino médio,utilizando como ponto de partida os conhecimentos prévios dos alunos acerca daproposta. Este desenvolvimento será organizado em “momentos” com os estudantese o andamento das atividades dependerá das dúvidas, incertezas e curiosidades quea turma for desenvolvendo ao longo da proposta. A aplicação desta propostametodológica será desenvolvida em uma turma de terceiro ano do ensino médio sendopossível a problematização da homeopatia na escola, tornando também possível aaplicação de novos conhecimentos ao aluno. Buscamos com essa proposta uma novaforma de abordagem dos conteúdos iniciais de química orgânica, bem como tambémo diálogo e a problematização deste tema para despertar no aluno questõesrelacionadas ao uso e importância de medicamentos homeopáticos, o interesse pelaexperimentação, pela pesquisa e o convívio da turma através dos trabalhos em grupo.Através desta experimentação, aliada a metodologia utilizada e a proposta do educarpela pesquisa, trazendo resultados que vão além de um conceito químico, mastambém uma problematização e sensibilização da utilização dos diversos tratamentosmedicinais homeopáticos em nosso dia a dia e evidenciar a química no cotidiano dosalunos.

Biografia do Autor

  • Daniel Rapachi, Universidade Federal da Fronteira Sul Realeza
    Acadêmico do curso de Licenciatura em Química Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza - PR
  • Edinéia Schmitz Schmitz, Universidade Federal da Fronteira Sul Realeza
    Técnica de Laboratório / Química / Doutora em Química / Físico-Química, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza - PR
  • Gisele Peres, Universidade Federal da Fronteira Sul Realeza
    Professora / Doutora em Química / Físico-Química, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza - PR

Downloads

Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Realeza - Projetos de Ensino