A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Resumo
Atualmente falamos muito sobre uma formação de qualidade para o futuro docente pensando em melhorar a educação em nosso país. Este estudo apresenta a importância do PIBID para a formação docente do Curso de Graduação em Pedagogia, como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O programa tem como propósito oportunizar o futuro professor a ter contato com a vida escolar desde o início da sua trajetória acadêmica e por esse motivo o nosso objetivo é refletir as experiências vivenciadas através do PIBID e suas contribuições para o desempenho acadêmico dos bolsistas. O problema de pesquisa foi: Qual a contribuição do PIBID para a formação inicial do professor? Apresenta-se, com base nas experiências adquiridas e a partir das observações das autoras, as seguintes hipóteses: proporcionar ao futuro professor o contato com a prática e a novas aprendizagens, adquirindo experiência através da realidade escolar e das dificuldades ali encontradas, abordar importância do professor no processo de ensino e aprendizagem de seus alunos. Como procedimentos metodológicos, iniciamos como levantamento bibliográfico por meio de consultas a livros e artigos disponíveis em acervos públicos ou meios em eletrônicos. As obras consultadas são de autoria de Freire (2011), Wiebusch e Ramos 2012, Canan (2012), entre outros. Conclui-se que a participação dos acadêmicos no Programa Institucional de Iniciação à Docência, contribui e muito para a formação desse professor, pois possibilita o contato direto com a realidade escolar durante a vida acadêmica, permitindo assim o desenvolvimento de uma identidade profissional, conscientizando a respeito da verdadeira função do professor através do contato com a docência. O convívio em grupo e a troca de experiência proporcionando desde a formação constante reflexão sobre as práticas e a construção de saberes que serão subsídios para o futuro professor em sala de aula.Downloads
Publicado
05-02-2018
Edição
Seção
Campus Erechim - Projetos de Ensino
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.