A formação através do diálogo em roda de conversa no espaço-tempo do Pibid de Química da UFFS em Realeza – PR
Palavras-chave:
Diálogo, Educar pela Pesquisa, Interação.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo, apresentar a potencialidade da roda de conversa nos encontros semanais do grupo do Pibid de Química, da Universidade Federal Fronteira Sul- UFFS, campus Realeza-PR. A integração entre licenciandos, professores da escola da Educação Básica e professores da Universidade têm dimensões formativas importantes no sentido de produzir novos sentidos aos processos educativos. A roda de conversa proporciona alento, diálogo, discussões e problematizações acerca dos episódios vividos no espaço-tempo da sala de aula tanto da escola quanto da universidade. A nossa constituição enquanto professores de Química é alicerçada na roda de conversa enquanto categoria concernente do processo educativo, especialmente, no que tange a nossa formação acadêmico-profissional de professores. Argumentamos a favor da roda de conversa enquanto dimensão formativa desse coletivo de professores. Apostamos na roda de conversa como espaço-tempo de interação, partilhamento de experiências vividas e na produção do conhecimento em relação a nossa constituição enquanto professores de Química. Reiteramos o argumento de que a roda de conversa potencializa o nosso processo de aprender a sermos professores no coletivo. Acreditando que através da roda de conversa, podemos dialogar acerca de qualquer assunto, por exemplo, conteúdos conceituais, religiosos, culturais, étnicos e sociais, os participantes do grupo podem contribuir com suas ideias e seus conhecimentos, para fomentar esse diálogo, proporcionando assim uma ressignificação do conhecimento, do certo e errado, de tal modo que o ensino e a aprendizagem sejam realizados de uma forma colaborativa e participativa. A roda de conversa serve também como um meio de compartilharmos nossas inquietudes, curiosidades, bem como nossas experiências vividas em sala de aula, em conjunto com o professor da universidade, o professor da escola e os licenciandos bolsistas. Possibilita a comunicação dinâmica, entre alunos e professores, onde ancorados com a pesquisa, escrita e a leitura fortalecem esse diálogo.Referências
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