A POTENCIALIDADE DA TABELA PERIÓDICA COMO OBJETO EDUCACIONAL INCLUSIVO NO ESPAÇO-TEMPO DO PIBID DE QUÍMICA - UFFS REALEZA - PR
Palavras-chave:
tabela periódica, material pedagógico, inclusão.Resumo
Este trabalho tem por objetivo a construção de um objeto educacional que viabiliza também a potencialidade inclusiva, que surgiu de uma ideia coletiva no espaço-tempo do subprojeto de Química do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza - PR. Através da Tabela Periódica buscamos construir um trabalho dinâmico, que pudesse superar as limitações dos alunos, tanto do Ensino Médio quanto no Superior, uma tabela periódica que possibilita os alunos de pegar determinado elemento em mãos e observar suas características, tanto como montar e desmontar a tabela de acordo com o formato que o aluno deseja. A diversidade de instrumentos de ensino na sala de aula é de suma importância para a construção de conhecimento tanto para os que estão aprendendo quanto para os que estão ensinando, e isso acaba se tornando um desafio para o educador, que por falta de recursos muitas vezes não consegue trabalhar com tais mecanismos. O objeto educacional foi confeccionada com EVA e materiais alternativos (palitos de churrasco, picolé e papelão), sendo que cada elemento é uma “caixinha”, que pode ser aberta e fechada constantemente e em sua parte interior, está descrito suas principais características, e naqueles que são possíveis, objetos que busquem representar sua utilização no cotidiano. A ideia de se construir a Tabela Periódica interativa surgiu através da necessidade de fazer com que os elementos químicos e os conteúdos abordados pelo ensino da química, sejam contextualizados com a ajuda do cotidiano e da tabela interativa, para que dessa maneira, o conteúdo químico se torne mais concreto e palpável para a sua compreensão. Apostamos também numa proposta de ensino contextualizada com os demais conteúdos de ensino, utilizando metodologias adequadas que possibilitem a aprendizagem. A tabela periódica é um marco de referência na nossa área de estudo, por isso, optamos por construir uma proposta ancorada numa perspectiva da inclusão e da desconstrução do ensino abstrato, visto que é urgente pensarmos, teorizarmos e problematizarmos o papel da inclusão de alunos com necessidades especiais ou deficiências na sala de aula, tanto da escola quanto da universidade.Essa proposta é construída em parceria com os docentes da escola da Educação Básica, discentes do Pibid em parceria com a Escola Estadual Doze de Novembro em Realeza e Escola Estadual Guilherme de Almeida em Santa Izabel do Oeste.
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