Gestão escolar. Políticas públicas. Ensino-aprendizagem.
Palavras-chave:
Gestão escolar. Políticas públicas. Ensino-aprendizagem.Resumo
Resumo: No meio social todas as atividades humanas pressupõem uma organização para aprimorar o seu desenvolvimento. Sendo que a qualidade social da escola depende da abrangência de envolvidos no processo, afinal, quanto mais os envolvidos participarem mais democrática se efetivará esse processo. Contudo, não podemos descartar a importância de todas as pessoas envolvidas conhecerem os conceitos de administração e suas implicações no processo de trabalho, em foco a gestão educacional e sua organização a educação no processo de ensino-aprendizagem. Dentro de um contexto educacional é de extrema importância que se pense a organização da escola como um todo, e é neste sentido que surge a gestão educacional. Desse modo, o objetivo principal desse estudo é fazer um levantamento bibliográfico sobre a organização da gestão escolar e seu funcionamento nas escolas para fazer uma possível reflexão da teoria e a prática. Após os dados coletados, far-se-á um estudo de campo, no qual serão selecionadas algumas escolas da rede municipal de ensino de Chapecó a fim de verificar qual o papel desenvolvido pela gestão escolar e a importância das políticas públicas para que se tenha um desempenho de qualidade no ensino. Assim, diante as mudanças sofridas pela sociedade que são geradas pelo desenvolvimento e os avanços tecnológicos, acreditamos que a escola possa ser um espaço educativo e promotor de cidadãos críticos, pois a escola tem o fundamental papel de elaborar ações para que as políticas educacionais sejam efetivadas de fato, atuando como mediadora, por isso é de suma importância dar ênfase à gestão educacional e sua organização, visando uma educação de qualidade para os alunos durante o processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Gestão escolar. Políticas públicas. Ensino-aprendizagem.
Referências
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