Gestão escolar. Políticas públicas. Ensino-aprendizagem.

Autores

  • Altair Antunes do Nascimento Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Chapecó
  • Chaiane Bukowski Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Chapecó
  • Simone de Mello Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Chapecó

Palavras-chave:

Gestão escolar. Políticas públicas. Ensino-aprendizagem.

Resumo

Resumo: No meio social todas as atividades humanas pressupõem uma organização para aprimorar o seu desenvolvimento. Sendo que a qualidade social da escola depende da abrangência de envolvidos no processo, afinal, quanto mais os envolvidos participarem mais democrática se efetivará esse processo. Contudo, não podemos descartar a importância de todas as pessoas envolvidas conhecerem os conceitos de administração e suas implicações no processo de trabalho, em foco a gestão educacional e sua organização a educação no processo de ensino-aprendizagem. Dentro de um contexto educacional é de extrema importância que se pense a organização da escola como um todo, e é neste sentido que surge a gestão educacional. Desse modo, o objetivo principal desse estudo é fazer um levantamento bibliográfico sobre a organização da gestão escolar e seu funcionamento nas escolas para fazer uma possível reflexão da teoria e a prática. Após os dados coletados, far-se-á um estudo de campo, no qual serão selecionadas algumas escolas da rede municipal de ensino de Chapecó a fim de verificar qual o papel desenvolvido pela gestão escolar e a importância das políticas públicas para que se tenha um desempenho de qualidade no ensino. Assim, diante as mudanças sofridas pela sociedade que são geradas pelo desenvolvimento e os avanços tecnológicos, acreditamos que a escola possa ser um espaço educativo e promotor de cidadãos críticos, pois a escola tem o fundamental papel de elaborar ações para que as políticas educacionais sejam efetivadas de fato, atuando como mediadora, por isso é de suma importância dar ênfase à gestão educacional e sua organização, visando uma educação de qualidade para os alunos durante o processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Gestão escolar. Políticas públicas. Ensino-aprendizagem.

 

 

Biografia do Autor

  • Altair Antunes do Nascimento, Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Chapecó
    Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2014) e graduação em Teologia pela Filemom Escola Superior de Teologia (2015) e pós-graduação em Literatura Brasileira pela Universidade do Contestado UNC (2015) e Mestrado em Teologia pela Faculdade e Seminário Teológico Nacional FSTN (2016) e doutorado pela Filemom Escola Superior de Teologia FEST (2017), Cursando Pós- graduação em Gestão Escolar da Educação Básica pela Universidade da Fronteira Sul UFFS. Atualmente é Guarda Municipal da PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAPECÓ SC. Tem experiência na área de Segurança Pública. Professor de Língua Portuguesa na Secretaria de Estado da Educação sc.
  • Chaiane Bukowski, Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Chapecó
    Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó/ SC (2016). Possui Especialização em Educação Integral pela Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim/ RS (2014). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Anglicana de Erechim (2011). Contato: chaiane_bukowski@yahoo.com.b
  • Simone de Mello, Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Chapecó
    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó /SC (2014). Estudante de Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó/SC. Contato: simo-mello@hotmail.com

Referências

BARTNIK, Helena Leomir de Souza. Gestão educacional. Curitiba: Ibepex, 2011.

LIBÂNEO, José Carlos. ORGANIZAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR: Teoria e prática. Uma Escola para Novos Tempos. 5ª edição. Editora Alternativa, 2004.

LUCK, Heloisa. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2008a. ( Cadernos de Gestão).

LUCK, Heloisa. Perspectivas da Gestão Escolar e Implicações quanto à Formação de seus Gestores. Em Aberto, Brasília, v. 17, n. 72, p. 11-33, fev./jun. 2000.

Downloads

Publicado

22-06-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino