LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA REDE MUNICIPAL DE CHAPECÓ (SC)
Palavras-chave:
Educação Popular. Organização Comunitária. Participação e Cidadania.Resumo
Resumo: A história da educação de jovens e adultos no Brasil pode demonstrar em que medida as iniciativas nesse campo têm contribuído para a inserção dessa população em todos os planos de vida social. Desse modo, o presente trabalho é um estudo sobre a política de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Município de Chapecó/SC, elaborado à luz de conceitos da Educação Popular e de princípios metodológicos dialéticos. No momento inicial foi realizada uma pesquisa bibliográfica, além de entrevistas e análises de documentos referentes à política de Educação Popular implementada pela Administração Popular do Município no período de 1999, dando ênfase nos resultados que a mesma trouxe para a vida dos alunos e egressos. Por meio da pesquisa revelou-se que no contexto do estudo sobre a Educação Popular há uma multiplicidade de definições que são decorrentes do processo histórico e da conjuntura específica de cada execução dessa política. A diversidade de enfoques que se pode encontrar sobre Educação Popular não exclui os conceitos fundamentais sobre seu caráter político-pedagógico, transformador, democrático, processual, integral e sistemático. No que concerne à participação dos alunos e egressos em Organizações Comunitárias e sua contribuição para o Desenvolvimento Regional, constatou-se uma expressiva melhora na qualificação das atividades dessas organizações, tanto na organização quanto na conscientização política de seus integrantes. Além disso, a participação dos alunos e egressos da EJA ampliou as atividades das Organizações Comunitárias, motivando-as a assumir novas responsabilidades sociais que antes ficavam exclusivamente a cargo do Estado, sendo que a atuação dessas organizações no contexto da promoção de políticas públicas promoveu a cidadania impulsionando o Desenvolvimento Regional. Dessa forma, é importante ressaltar que a educação deve voltar-se para uma formação na qual os educandos aprendam permanentemente, que sejam capazes de refletir de forma crítica, de agir com responsabilidade tanto individual quanto coletiva, enfrentar problemas novos e construir soluções para os mesmo de forma rápida e ágil.
Palavras- chave: Educação Popular. Organização Comunitária. Participação e Cidadania.
Referências
REFERÊNCIAS
CHAPECÓ SC, Secretaria de Educação do Município de Chapecó Santa Catarina, abril de 2002.
CAGLIARI, Luiz Carlos, Leitura e Alfabetização. Caderno de estudos Linguísticos, Campinas, Unicamp/ IEL. 1982.
BARBOSA, José Juvêncio. A herança de um saber; a alfabetização. Catálogo da base de dados, Volume I, São Paulo, FDE.
FREIRE (2000 P 1 A 19).
CARRANO, P.C.R. (2000 Maio). Juventude; as identidades são múltiplas, Juventude, Educação e Sociedade.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, n. 248 de 23 dez. 1996.
KLEIMAN, A. Oficina de leitura. Campinas: Pontes, 1993.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: diferença e funcionalidade. 2 ed. Rio de Janeiro: Lucena, 2003.
OTERO, E. S. de. Alfabetização de Adultos: recuperando a totalidade para reconstruir a especificidade. Porto Alegre: Edições EST, 1993.
Maturana (2001, p. 31)
Teno e Faccenda, “Leitura Gênero Tipologias Textuais: percurso teórico” (2006)
(INEP, 2003, p.11Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).
CARLOS, Antônio. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2008)
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.