ASSOCIATIVISMO COMO FORMA DE DISTRIBUIÇÃO DE RENDA: UM ESTUDO COM PEQUENAS PROPRIEDADES LEITEIRAS DO OESTE DE SANTA CATARINA

Autores

  • Franco Apolo Ruver Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Giovani Nissola Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Moacir Deimling Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Associativismo. Cadeia leiteira. Melhores resultados.

Resumo

No atual contexto competitivo, a busca pela maior quantidade e qualidade dos produtos comercializados vem trazendo benefícios para algumas indústrias/produtores, como vem trazendo prejuízos para outros. No mercado do leite, a situação não é diferente, o produtor que possui maiores quantidades de leite, recebe mais devida quantidade vendida, e também, por qualidade do leite vendido, já que, na maioria dos casos, os maiores produtores é quem possuem o melhor leite, por possuírem condições para investir na qualidade do rebanho e maquinários. Dessa forma, este artigo visa analisar o associativismo como forma de distribuição de renda na cadeia leiteira do Oeste Catarinense, através de uma pesquisa qualitativa e aplicada. Buscou-se verificar a viabilidade de formar uma associação aonde todos os integrados repassassem seu produto para um mesmo laticínio. A partir dos levantamentos realizados através da aplicação de um questionário aberto, a pesquisa identificou que realmente a implantação de uma associação de produtores, traria benefícios mútuos, vendendo o leite de todos os produtores para uma única empresa, este montante aumenta significativamente, proporcionando ganhos superiores, seja ao laticínio que compraria uma quantidade maior de leite, reduzindo seus custos logísticos, seja para os produtores, que tem sua quantidade somada ao dos outros produtores, recebendo mais por litro vendido. Assim, o associativismo traz vantagem competitiva aos associados, ou seja, ela cumpre o seu papel de fortalecer os produtores a continuarem suas atividades no campo e também melhorar os resultados, tendo uma melhor distribuição de renda e consequentemente aumento dos valores recebidos por litro de leite.

Biografia do Autor

  • Franco Apolo Ruver, Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Giovani Nissola, Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Moacir Deimling, Universidade Federal da Fronteira Sul

Referências

ALMEIDA, Thamara Venâncio de. PARÂMETROS DE QUALIDADE DO LEITE CRU BOVINO: CONTAGEM BACTERIANA TOTAL E CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS. 2013. 23 f. Monografia (Especialização) - Curso de Escola de Veterinária e Zootecnia, Programa de Pós-graduação em Ciência Animal, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013. Disponível em: <https://ppgca.evz.ufg.br/up/67/o/2013_Thamara_Venancio_Seminario1corrig.pdf>. Acesso em: 14 jul. 2017.

BALLOU, Ronald H. Logística empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. 1. Ed. – 27 reimpr. – São Paulo: Atlas, 2012.

CAXITO, Fabiano. Logística: um enfoque prático. São Paulo: Saraiva, 2011.

DIAS, Marco Aurélio P. Administração de matérias: uma abordagem logística. 5 edição – São Paulo: Atlas, 2010.

FARIA, Ana Cristina de. Gestão de custos logísticos. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

FARIA, Ana Cristina de. Gestão de custos logísticos/Ana Cristina de Faria, Maria de Fatima Gameiro da Costa. 1.ed. – 9. Reimpr. – São Paulo: Atlas, 2012.

GONSALVES, Paulo Sergio. Administração de materiais. 3. Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

JOCHIMS, Felipe. DORIGON, Clovis. PORTES, Vagner Miranda. O leite para o Oeste Catarinense. Agropecuária Catarinense, Florianópolis, v.29, n.3, set./dez. 2016.

MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MORAES, André. Gestão de Compras. Apostila do Curso de Administração Industrial. CEFDET. Rio de Janeiro: 2005.

MOURA, Benjamin do Carmo. LOGÍSTICA: CONCEITOS E TENDÊNCIAS. 1.Ed. LISBOA: Inova, 2006.

RODRIGUES, Valéria. PEREIRA, Viviane Santos. COORDENAÇÃO DA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE NO OESTE CATARINENSE: UMA ANÁLISE DA INTERFACE AGRICULTOR – INDÚSTRIA. 2010, 15 f.

SANTOS, Josiany Carina dos; SANTOS, Andreia; BERTO, André Rogério. LOGISTICA: EVOLUÇÃO E PERSPECTIVA. São Paulo: Artigo, 2009. 15 f. Disponível em: <http://web.unifil.br/docs/empresarial/4/logisitica.pdf>. Acesso em: 06/07/2017.

SCHNEIDER, José Odelso, Cooperativismo e desenvolvimento sustentável. São Leopoldo. Unisinos, 2015.

SILVA, Frank Van Rikard Santos da. Gestão de Compras. Belém, 2008, 47 p.

VERGARA, Sylvia Constant; Projetos e relatórios em Administração. 14. Ed. São Paulo: Atlas, 2013.

Downloads

Publicado

14-02-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa