PREPARAÇÃO PARA A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA – ESTUDO DA ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA
Palavras-chave:
Modalidade Didática. Ensino de Ciências. OBAResumo
O presente relato trata de uma modalidade didática desenvolvida com os alunos do 6º ao 9º ano de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental da cidade de Cerro Largo, Rio Grande do Sul consistindo em oficinas preparatórias para a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) com o intuito de fundamentar os possíveis conteúdos de astronomia e astronáutica. Para este trabalho foram realizados dois encontros no turno inverso da aula, momento em que dezenove (19) alunos demonstraram interesse em participar, sendo a presença facultativa. No primeiro encontro foram apresentados meios de estudo contidos no próprio site da OBA, o qual contempla simulados, provas de anos anteriores e livros auxiliadores para melhorar o entendimento sobre os conteúdos em questão. No momento, dialogamos sobre os conhecimentos prévios dos alunos, como também fizeram uma prova objetiva com questões retiradas de provas anteriores, esta que foi corrigida junto aos alunos com atenção para a explicação de cada resposta. No segundo encontro, explanamos o funcionamento do aplicativo Stellarium que demonstra o céu de forma realista em 3D como visualizado a olho nu Nessa perspectiva fomos abordando alguns tópicos dos conteúdos exigidos, demonstrando também por meio de slides os conceitos e imagens difíceis de serem significados apenas no desenvolvimento de uma estratégia de ensino, por exemplo. Para a significação conceitual, dividimos a turma em dois grupos e fizemos um quiz com questões retiradas dos simulados online do site da OBA, bem como uma gincana que serviu de entretenimento entre os participantes para revisão dos conteúdos abordados. Ao término do encontro percebemos a importância de oficinas como proposta diferenciada de ensino, que além de despertar o interesse dos alunos proporcionam um papel fundamental para nós licenciandos em formação inicial.
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