AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Palavras-chave:
Iniciação à Docência, Formação inicial, Pedagogia, Educação Básica, Extensão, PIBID, Licenciatura, GraduaçãoResumo
O trabalho relata as experiências e vivências adquiridas pela bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus de Erechim/RS, a partir do Subprojeto Pedagogia. Alguns fatores tornam a docência menos atraente e cada vez menos optada pelos estudantes: o baixo prestígio profissional, salários nada atrativos e inúmeros problemas sociais. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), lançado pela CAPES em 2007 vem contribuindo positivamente para incentivar as pessoas a reconhecerem a relevância social da carreira do professor, fazendo com que mais estudantes optem pela licenciatura. Muitos discentes acreditam que exista uma lacuna entre a teoria e a prática, pois nem sempre os métodos de ensino aprendidos na faculdade podem ser usados por conta da realidade vivenciada nas escolas. O PIBID contribui com mais essa causa pois ajuda os estudantes a analisar e rever as práticas de ensino, bem como observar determinadas posturas de professores e alunos permitindo aprender logo no início da faculdade como se portar em determinados acontecimentos, fazendo assim a ponte entre o conhecimento acadêmico e o que é vivenciado na prática, por meio de observações ou por meio das intervenções. O contato direto do discente com a sala de aula proporciona também a possibilidade de estabelecer uma aproximação com o ambiente de trabalho mesmo antes do término de sua formação. Com isso o estudante pode avaliar se realmente se identifica com a profissão escolhida, evitando assim uma possível frustração futura. Os coordenadores e supervisores também participam da formação do bolsista, contribuindo de forma enriquecedora nos momentos de estudos coletivos, reuniões de planejamento e conversas tanto em grupos como individuais, sanando dúvidas, auxiliando e contribuindo para o desenvolvimento do bolsista. No entender de quem está envolvido com o programa, o PIBID muito tem contribuído para a formação docente, promovendo a integração entre escolas e universidades, contribuindo cada vez mais para aumentar a qualidade dos cursos de formação, incentivando as pessoas a reconhecerem e valorizarem a carreira do professor. Pode-se concluir que o PIBID é um programa expressivo, desafiador, contundente, criativo, que permite que os participantes relacionem a universidade e a escola, em sua iniciação à docência.Downloads
Publicado
05-02-2018
Edição
Seção
Campus Erechim - Projetos de Ensino
Licença
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