ATITUDES QUE SALVAM VIDAS: PRIMEIROS CUIDADOS EM CASO DE EMERGÊNCIA ATÉ A CHEGADA DO SERVIÇO ESPECIALIZADO
Palavras-chave:
Extensão UniversitáriaResumo
No contexto escolar é comum vivenciarmos situações de emergência médica necessitando de ação imediata. Os primeiros Socorros podem ser entendidos como atendimentos fornecidos à pessoa ferida, ou em risco de vida, os quais podem ser realizados por qualquer indivíduo antes da chegada da equipe de saúde. Este trabalho busca apresentar os resultados parciais do Projeto de Extensão desenvolvido no período no primeiro semestre de 2017 com o objetivo de orientar estudantes das escolas públicas do município de Passo Fundo/RS sobre os primeiros cuidados em casos de emergência até a chegada do serviço especializado. O projeto encontra-se na sua segunda edição e conta com a parceria entre a Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS/Passo Fundo, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo e escolas municipais. Participaram do projeto estudantes do curso de medicina, professores do curso de medicina, alunos e professores da rede municipal de educação. A metodologia utilizada foi intervenções diretas nas escolas com abordagem frente aos principais acidentes no ambiente escolar e seu entorno. Realizou-se quatro encontros onde foram realizados pesquisa bibliográfica em literatura específica, apresentações e discussões entre estudantes sobre os temas e conversa com a coordenação municipal de educação. Foram escolhidas escolas com turmas do 9º e 8º anos do Ensino Fundamental da rede municipal que não foram contempladas na primeira etapa do projeto. As intervenções foram na forma de apresentações com simulações e vídeos sobre o tema: O que fazer e o que não fazer no caso de: Traumas – atropelamentos, fraturas e cortes, queimaduras, afogamentos e síncope - convulsões. Como resultados foram realizadas atividades de intervenção em uma escola municipal em Passo Fundo com 16 alunos do oitavo ano. A intervenção iniciou com um pré-teste com duas questões sobre cada tema compondo no total dez questões onde os participantes obtiveram 61,25% de acertos e ao fim das apresentações um pós- teste com outras dez questões sobre os mesmos temas com objetivo de verificar os conhecimentos prévios e os aprendizados dos alunos. Foram proporcionado momentos de apresentação dos temas, perguntas e respostas e curiosidades. Percebeu-se boa aceitação e interesse frente aos temas abordados assim como hábitos e ações inadequados ainda baseados nos saberes e práticas populares evidenciados nos questionários de pré-teste e comentários durante as intervenções. Observamos, no pré-teste, maior dificuldade no tema Traumas-atropelamentos (18,75% de acertos) e bom entendimento dos demais assuntos com porcentagem média de (71, 85%) de acerto entre as questões. Após as intervenções e aplicação do pós-teste observou-se o aprendizado dos alunos, tendo em vista que a maioria demonstrou conhecimento suficiente frente às situações de primeiros socorros com percentual de acertos de 79,4%, destacando os temas Traumas-atropelamentos (93,75%) e queimaduras (87,5%) de acertos. Entende-se que o esclarecimento e a conscientização para atitudes corretas em caso de emergência, bem como sua real necessidade, é fator importante para a conscientização das ações, prevenção e mudança de hábitos, sendo estes alunos capazes de reproduzir as informações no ambiente em que se encontram disseminando as boas práticas referentes aos assuntos abordados.
Palavras-chave: Primeiros Socorros. Educação em Saúde. Acidentes
Referências
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