Modos Autônomos de Identificação Juvenil
Palavras-chave:
Etnografia, Ensino médio, jovens e juventude, Grupo de Pesquisa, Diário de campo.Resumo
As atividades do projeto consistiram em reuniões ampliadas do Grupo de Pesquisa, com leituras, observações em campo, entrevistas e a escrita do diário de campo. A escrita do diário de campo foi uma nova “ferramenta” aprendida, etnográfica, qualitativa, microsociológica, característica da antropologia. Através dele foram registradas informações do “universo” estudado que embasaram reflexões em torno do próprio pertencimento social e das dinâmicas escolares. Foram utilizadas leituras com abordagem e semelhança ao objetivo das pesquisas. Sendo discutidos, livros como, de Paul Willis “Aprendendo a ser trabalhador’, de Malinowski, “Os Argonautas”, os textos, “Observando o familiar”, de Gilberto Velho, e “Nu em Publico: um diário de campo fora do lugar”, de Ivan Fontanari, e o livro de Margaret Mead, “Sexo e Temperamento”, todos discutidos e analisados, na busca da própria integração com o contexto que se insere o projeto. Durante esse período de um ano atuei diretamente em campo, a escola Lara Ribas. Por sua vez foram registrados eventos como, “Mostra cultural e Práticas de Conhecimento Cotidianos do Mundo do Trabalho”, “Seminário de práticas do cotidiano escolar”, “Caça Talentos”, o “Sarau está no Ar”, a “Feira do Conhecimento-Ensino Fundamental, torneios de Vôlei e Futebol, atividades pedagógicas internas, etc. Pode-se refletir, acerca das atividades na escola que incluem formas alternativas de promover os saberes escolares no qual estas despertam uma participação ativa e maior envolvimento dos estudantes. Trata-se de uma “quebra” da rotina que proporciona maior envolvimento nas relações com a escola. Na realização das demais atividades, foi destacado o momento das ocupações estudantis que se concretizaram nesse período, assim foram realizadas visitas nas Escolas Irene Stonoga e Tancredo Neves na busca de compreender a forma de organização, e os motivos pelos quais estavam realizando tal forma de evento. Nesse sentido, foi realizada uma reflexão, juntamente com atividades propostas, com o Grupo de Pesquisa a partir de documentários sobre as ocupações buscando identificar aspectos gerais deste movimento. Por fim, A participação no projeto durante parte do 1°ano e do 2°ano Ensino Médio proporcionou-me a ampliação dos conhecimentos sociológicos e antropológicos, além de ter provocado outro olhar para o espaço escolar e a sala de aula, além da aproximação com o ambiente universitário. De forma significativa, houve infinidades experiências colecionadas proporcionando assim mudanças nas completas ações. Concluo que tal processo se fez necessário em toda minha auto-imagem, intelectual, física e crítica, pois de fato abriu caminhos por mim antes jamais conhecidos.Downloads
Publicado
14-02-2018
Edição
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa
Licença
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