ONCOLOGIA E REDES SOCIAIS

Autores

  • Andressa Carolina Rodrigues Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó
  • Julyane Felipette Lima Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Fabiane Debastiani Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó

Palavras-chave:

Câncer, Mídias Sociais, Postagens.

Resumo

Acredita-se que o câncer ainda esteja entre as doenças que mais acometem os brasileiros, muitas das pessoas acometidas pela doença, utilizam a internet para expor suas fragilidades, dificuldades e pensamentos. O objetivo deste estudo foi analisar as postagens em que foram empregadas hashtag luta contra o câncer.  Este é um estudo qualitativo que utilizou como referencial a Teoria Fundamentada nos Dados descrita por Kathy Charmaz. Este estudo deu-se após sua aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal da Fronteira Sul, CAAE: 56867516.8.00005564 e número do parecer: 1.652.506. Tendo como local os websites de mídias sociais Facebook e Instagram, no período de 3 a 25 de agosto de 2016. As postagens foram estudadas através da observação não participante, denominada lurking, onde continham a #lutacontraocancer. A pesquisa foi feita através das contas particulares da pesquisadora  no Facebook e Instagram, por meio de um website de busca por hashtag, chamado Tagboard. Foram buscadas as legendas das publicações onde era empregado o marcador #lutacontraocancer. Com base nas informações coletadas podemos observar duas categorias: “#desafioaceito”, está categoria surgiu após a campanha “Desafio Aceito” ter sido relevante no contexto das postagens com a etiqueta estudada, e “Cuidado”, esta segunda categoria, possui três subcategorias: “#doação”, que faz alusão aos diversos atos de doação que estejam ligados a ações beneficentes, bem materiais ou com o lado emocional, “#desistirnunca”, está relacionada a crenças e a espiritualidade e “E por falar em câncer...”, nesta categoria, é onde os usuários têm informações de saúde sobre o câncer, dados, e grupos de apoio. Pôde ser observado a partir das análises que os frequentadores das mídias sociais, Facebook e Instagram, reagem diferentemente a determinadas postagens, sendo que o número de reações não se dão de forma igualitária em todas as postagens, também há uma discrepância entre reações e comentários. Observamos que a interação por comentários de alguns usuários não fazia alusão a #lutacontraocancer, mas sim elogios a imagens compartilhadas em algumas categorias. Há também uma necessidade da continuação de estudos nesta área, visando outros aspectos ou métodos de estudo, ou ainda replicar o estudo em outro momento.

Biografia do Autor

  • Andressa Carolina Rodrigues, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó
    Acadêmica Andressa Carolina Rodrigues, Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Chapecó- SC
  • Julyane Felipette Lima, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
    Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade Federal da Fronteira SulCampus Chapecó/SC
  • Fabiane Debastiani, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
    Enfermeira Egressa da Universidade Federal da Fronteira SulCampus Chapecó-SC

Downloads

Publicado

14-02-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa