A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DOS MICRO-ORGANISMOS NO ENSINO BÁSICO

Autores

  • Tais Carvalho da Rosa Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

Palavras-chave:

Aula prática. Ensino de microbiologia. Pibid.

Resumo

Este trabalho é um relato sobre uma prática educativa experimental realizada em uma Escola da Rede Estadual de Ensino, na cidade de Cerro Largo, RS. Esta prática foi desenvolvida pelas licenciandas [E1] do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo, bolsistas do Programa de Iniciação à Docência, Subprojeto PibidCiências Biológicas. A prática experimental possuía como objetivo introduzir o conceito de micro-organismos e discutir acerca do desenvolvimento desses seres em um meio da cultura. Em geral, os micro-organismos são considerados pela maioria da sociedade causadores de enfermidades, porém, os mesmos são importantes para o meio ambiente e para vida humana. A prática em questão foi realizada com os estudantes do segundo ano do Ensino Médio, que foram divididos em grupos. Para a realização da atividade, foram utilizados dois envelopes de gelatina incolor, para cada 500 ml de água; água quente; copos descartáveis e plástico filme. Os copos foram identificados com etiquetas dizendo Placa 1, Placa 2 e Placa 3. A Placa 1, por exemplo, foi denominada placa controle, a qual não poderia ser aberta durante a realização do experimento. A gelatina (meio de cultura) foi preparada e distribuída nos copos descartáveis, após distribuição esperou-se a gelatina resfriar. Em um segundo momento, foi explicado aos alunos o objetivo da prática, e o que deveriam fazer, depois foi solicitado a eles, que com o auxílio de cotonetes fizessem um esfregaço na língua, no couro cabeludo, na torneira do banheiro, e nas bordas da superfície do celular, e após passassem os cotonetes em cada meio de cultura e os identificassem e cobrissem com o filme plástico, deixando os potes em um local arejado, para depois de sete dias serem feitas as observações, a fim de identificar as alterações ocorridas neste período. Durante toda a experiência os copos não foram abertos, para que assim não se perdesse o controle. Os estudantes foram questionados sobre a existência de micro-organismos em diferentes ambientes a partir de um questionário, os mesmos tiveram que escrever um relato descrevendo como foi realizada a atividade e o que haviam entendido sobre o conteúdo abordado. Com a análise dos resultados obtidos na atividade experimental e dos relatos dos estudantes concluiu-se que há uma grande necessidade de todos mantermos a higienização do nosso corpo, dos utensílios que entramos em contato durante o dia a dia, para que assim tenhamos uma melhor qualidade de vida, além, dos estudantes enfatizarem a importância dos micro-organismos à manutenção da vida no planeta Terra.

[E1]Como consta o nome das duas no relato , então , o sujeito deve estar no plural e não no singular

Biografia do Autor

  • Tais Carvalho da Rosa, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
    Acadêmica do Cruso de Ciências Biológicas UFFS

Downloads

Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino