AS CONCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES ACERCA DA INDISCIPLINA ESCOLAR

Autores

  • CAMILA GAIESKI GONZATTO UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL- REALEZA
  • SANDRA MARIA Wirzbicki UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL- REALEZA

Palavras-chave:

Indisciplina escolar. Estudantes. Professores. Sala de aula.

Resumo

Contemporaneamente, a indisciplina é um tema que vem ganhando espaço nas discussões que envolvem os processos relacionados à educação, já que muitos professores não conseguem desenvolver suas aulas plenamente, em virtude dos atos indisciplinares. O conceito de indisciplina está relacionado as diferentes situações pessoais de cada um, classes sociais, culturas, espaços, sendo um termo que está em constante mudança. O trabalho que teve como principal objetivo conhecer as concepções de indisciplina apresentadas por alunos e professores, de uma escola estadual do município de Ampére, PR. Na perspectiva de compreender, estudar e propor soluções para a indisciplina foi realizada uma entrevista com seis professores do Ensino Fundamental de diferentes áreas do conhecimento, onde relataram suas concepções de indisciplina escolar e o que fazem para combatê-la. Com os alunos foi realizado um questionário sobre o que sabem sobre indisciplina, se eles se consideram indisciplinados, entre outras indagações. Os resultados da pesquisa foram analisados com base na Análise Textual Discursiva. Após a análise dos dados coletados, emergiram três categorias, I) Concepção de indisciplina para os estudantes e professores; II) Indisciplina: principais responsáveis e matérias em que está mais presente; II) Sugestões de professores e alunos para que a indisciplina em contexto escolar diminua. Estas categorias permitiram identificar os principais temas envolvidos na pesquisa, os quais indicam que a indisciplina está presente no contexto escolar e envolve diferentes fatores, como os sociais, os culturais e os intelectuais. Pode-se concluir que as concepções de indisciplina por parte dos alunos e professores ainda são diferentes, os alunos apontam que a indisciplina relaciona-se somente ao viés comportamental. Já os professores colocam que ela está ligada as ações indisciplinares do aluno em sala de aula, com os colegas e com os pais. Na maioria das respostas do questionário dos alunos eles se colocam como os principais responsáveis pela indisciplina escolar, porém, nem sempre a culpa é somente dos alunos, a indisciplina pode estar ligada a família e ao próprio professor. Os professores precisam estar preparados para atuar em sala de aula, pois cada dia é um novo desafio, devem planejar suas aulas, propondo atividades diferentes, críticas, em grupos, entre outras. Por fim, constata-se que por meio de um trabalho coletivo entre escola, família e comunidade poderemos ter avanços em relação a temática.

Downloads

Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Realeza - Projetos de Ensino