PERFIL DISCENTE DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - CAMPUS CHAPECÓ/SC

Autores

  • João Victor Garcia de Souza Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó
  • Cíntia Krilow Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó
  • Paulo Roberto Barbato Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó
  • Jane Kelly de Oliveira Friestino
  • Cláudio Claudino da Silva Filho Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó
  • Graciela Soares da Fonsêca Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó

Palavras-chave:

Medicina. Perfil acadêmico. Lei de Cotas. Programa Mais Médicos.

Resumo

O acesso à saúde no Brasil deve ser garantido por meio de políticas públicas instituídas e mantidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Contudo, a distribuição de recursos humanos e materiais se dá de maneira desigual ao longo do território brasileiro. A proporção de médicos por habitantes, por exemplo,  além de baixa quando comparada a outros países do mundo, é muito heterogênea entre as diferentes regiões do Brasil, comprometendo o acesso de milhões de pessoas à saúde. Por várias décadas, o curso de medicina foi considerado o de maior concorrência e o de mais difícil ingresso nos vestibulares do Brasil, sobretudo nas instituições públicas de ensino. Isso porque existiam poucas escolas médicas no país, estando restritas aos grandes centros, bem como o valor da mensalidade das escolas privadas sempre foram extremamente altos, o que justifica a maciça busca dos estudantes pelas faculdades públicas. Em 2013, com a criação do Programa Mais Médicos (PMM), iniciou-se uma expansão do número de vagas oferecidas para o curso de graduação em medicina, tanto por instituições públicas quanto privadas, priorizando a interiorização e a democratização do ensino médico. Ainda assim, observa-se um perfil socioeconômico de estudante semelhante em diversas instituições, o qual compreende majoritariamente indivíduos de classe média alta, brancos, provenientes de escola particular e com pais que possuem ensino de nível superior. Com o objetivo de ampliar o acesso ao ensino superior, em 2012, foi sancionada a Lei de Cotas, a qual compõe ações afirmativas que garantem, no mínimo, 50% das vagas para estudantes de escolas públicas, negros, pardos e indígenas, e com renda mensal inferior a 1,5 salário mínimo. A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) foi criada em 2010, decorrente de movimentos sociais da comunidade local, sendo caracterizada como pública e popular, pois reserva mais de 85% de suas vagas para o ingresso a partir das ações afirmativas. A UFFS, a partir da expansão e interiorização promovida pelo PMM, oferece o curso de medicina em dois campi: Passo Fundo/RS, desde 2013; e Chapecó/SC, desde 2015. Diante desse contexto, foi proposto um projeto de pesquisa por docentes e discentes do curso de medicina da UFFS, campus Chapecó, para se caracterizar o perfil dos acadêmicos das três turmas do referido curso e universidade. Trata-se de estudo quantitativo, transversal, a ser realizado por meio de questionário estruturado com perguntas acerca do perfil socioeconômico dos estudantes, bem como a respeito do seu ingresso na graduação, motivação para escolha do curso, fluxo migratório, formação anterior, etc. A amostra será definida em função do aceite dos sujeitos em contribuir com o estudo, desejando-se alcançar o total de estudantes matriculados (n=120). Com os resultados deste estudo, espera-se fomentar a discussão sobre a democratização do ensino médico, bem como revelar as perspectivas de redução de desigualdades na distribuição dos profissionais em território nacional, contribuindo para aprimorar as políticas públicas relacionadas à essas problemáticas.

Biografia do Autor

  • João Victor Garcia de Souza, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó
    Acadêmico de Medicina - Quinta Fase
  • Cíntia Krilow, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó
    Acadêmico de Medicina - Quinta Fase
  • Paulo Roberto Barbato, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó
    Doutor em Saúde Coletiva. Docente do curso de medicina da UFFS, campus Chapecó.
  • Jane Kelly de Oliveira Friestino
    Doutora em Saúde Coletiva – área de concentração: Epidemiologia. Docente do curso de medicina da UFFS, campus Chapecó
  • Cláudio Claudino da Silva Filho, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó
    Doutor em Enfermagem. Docente do curso de enfermagem da UFFS, campus Chapecó
  • Graciela Soares da Fonsêca, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó
    Doutora em Ciências Odontológicas – área de concentração: Odontologia Social. Docente do curso de medicina da UFFS, campus Chapecó

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Publicado

14-02-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa