INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DO PIBID PEDAGOGIA DA UFFS/ERECHIM
Palavras-chave:
Ação pedagógica, Ludicidade, Diversidade, Prática docenteResumo
A escola é um espaço de conhecimento e convívio social, no qual podemos observar as várias facetas da diversidade sendo expressas por meio das diferenças e singularidades dos educandos. Nesse sentido, o presente trabalho tem o intuito de relatar as experiências de intervenções pedagógicas com a temática da diversidade realizadas por bolsistas do Pibid, subprojeto Pedagogia, da Universidade Federal da Fronteira Sul, na escola Irany Jaime Farina, localizada na cidade de Erechim. A escola apresenta grande diversidade étnica e social, o que ocasiona, muitas vezes, conflitos e situações de bullying entre os alunos. Por esse motivo, as bolsistas desenvolveram uma oficina pedagógica com as crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, intitulada “Diversidade: Aprendendo a conviver em sociedade”, que tinha como objetivo promover a valorização da diversidade cultural e o respeito ao outro por meio de atividades de artes e musicalização com a música “Aquarela”, do cantor Toquinho. As intervenções foram planejadas a partir dessa oficina, possibilitando dar continuidade ao desenvolvimento da temática. Foram desenvolvidas atividades com enfoque na área das Artes, com o primeiro ano, da Língua Portuguesa, com o terceiro ano e da Geografia, com o quarto ano. As situações de aprendizagem incluíram a produção de um autorretrato, interpretação da música “Aquarela”, construção de um painel ilustrativo da diversidade étnica no país e análise do mapa mundi para trabalhar a questão de localização e escala, abordando a dimensão cultural de outros países. Todas essas práticas oportunizaram um grande envolvimento entre os bolsistas, crianças, professores regentes e coordenação, fortalecendo a parceria e a interação entre a escola e a universidade, considerando que a proposta foi muito bem recebida e considerada positiva por todos os envolvidos no processo. Avaliou-se que as atividades realizadas pelas bolsistas propiciaram momentos significativos e alternativos de aprendizagem para os educandos, que se mostraram empolgados na realização das atividades propostas. Além disso, acredita-se que as intervenções permitiram que as crianças reconhecessem a diversidade cultural e compreendessem a importância de se respeitar a diferenças para que tenhamos um bom convívio em sociedade. Por fim, as atividades realizadas proporcionaram às bolsistas experiências muito ricas de iniciação à docência, em que se desafiaram a ensinar enquanto ainda estão na posição de aprendizes.Downloads
Publicado
05-02-2018
Edição
Seção
Campus Erechim - Projetos de Ensino
Licença
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