PROTOCOLO DE SEPSE: UMA NECESSIDADE DA UNIDADE ONCOLÓGICA

Autores

  • Marceli Cleunice Hanauer Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Chapecó
  • Dulcimar de Oliveira Universidade Federal da fronteira Sul
  • Grasiele Fatima Busnello Universidade federal da Fronteira Sul
  • Katia Lilian Cedrez Celich Universidade Federal da fronteira Sul
  • Silvia Silva de Souza Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Bruna Nadaletti de Araújo Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Júlia Valéria de Oliveira Bitencourt Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Educação em saúde. Sepse. Oncologia. Enfermagem.

Resumo

Resumo: a sepse é uma das principais causas de mortalidade nos hospitais públicos do Brasil, sendo um dos principais problemas, o atraso no diagnóstico. Diante desse contexto, destaca-se como principal ação, a prevenção eficaz, reduzindo a incidência desse evento. Para atingir esse objetivo é essencial disseminar o conhecimento sobre a identificação da sepse entre os profissionais de saúde, usuários e o público em geral. Metodologia: construção de um folder informativo, bem como diálogo com a equipe de enfermagem para esclarecer dúvidas a respeito do tema, orientando-os quanto à agilidade para identificação e reconhecimento de pacientes com sepse, esclarecendo sobre a patologia e estimular a conscientização de controles dos fatores envolvidos neste agravo. Local de desenvolvimento da atividade foi nas unidades oncologia I, oncologia II e setor privativo do Hospital Regional do Oeste durante a realização do estágio curricular supervisionado I do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó SC. Cada atividade durou aproximadamente 15 minutos e foi desenvolvida com toda a equipe de enfermagem. Resultados: a atividade foi desenvolvida no início do plantão reunindo toda equipe de enfermagem, durante o diálogo foram surgindo questionamentos relevantes e pertinentes ao tema trabalhado, bem como troca de informações entre acadêmicas e equipe de enfermagem, aonde constatamos que após a realização da educação em saúde houve um maior envolvimento das equipes quanto ao reconhecimento precoce dos sinais clínicos de sepse, a administração do antibiótico na primeira hora, abertura e continuidade no fluxo determinado pelo protocolo da instituição. Conclusão: o profissional precisa desenvolver a capacidade de aprender continuamente, para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde. A partir de uma visão de que as práticas educativas provocam mudanças no cenário atual no cuidado a assistência em enfermagem, é necessário incentivar este processo. Observou-se que a equipe de enfermagem participou desta experiência de modo colaborativo as atividades propostas. A participação dos sujeitos envolvidos na prática educativa foi de suma importância para a construção do saber sobre a sepse.

 

 

Biografia do Autor

  • Marceli Cleunice Hanauer, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Chapecó
    Acadêmica da  graduação em Enfermagem da Universidade |Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Chapecó

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Publicado

22-06-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino