GESTÃO: PERCEPÇÕES DAS ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM EM ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA ONCOLOGIA

Autores

  • Marceli Cleunice Hanauer Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Chapecó
  • Dulcimar de Oliveira universidade federal da Fronteira Sul
  • Grasiele Fatima Busnello Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Katia Lilian Cedrez Celich Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Silvia Silva de Souza Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Bruna Nadaletti de Araújo Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Júlia Valéria de Oliveira Bitencourt universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Formação. Aprendizagem. Campo prático.

Resumo

Resumo: o estágio supervisionado é um importante instrumento utilizado para uma formação diferenciada, no qual, desenvolvem-se habilidades gerenciais diariamente. Esse período de aprendizagem em campo é elemento indispensável na construção do conhecimento, tornando o sujeito crítico reflexivo. O propósito dessa aproximação com o campo de trabalho, além de aprofundar conhecimentos do trabalho do enfermeiro, oportuniza especializar-se na atenção ao paciente oncológico. A vulnerabilidade é condição presente na oncologia, na maioria das vezes pelo diagnóstico, prognóstico e efeitos colaterais do próprio tratamento. Observou-se em campo prático que o câncer causa grande impacto na vida dos pacientes, sendo assim, julga-se essencial a construção de estratégias de cuidados, com uma visão sobretudo humanizada, em especial quando a condição deste indivíduo se encontra na fase terminal. Metodologia: relato das atividades realizadas pelas acadêmicas do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó SC, no componente curricular de Estágio Curricular Supervisionado I, o qual foi realizado nas unidades de oncologia I e oncologia II do Hospital Regional do Oeste (HRO), no período de 22 de março à 14 de julho de 2017.  Resultados: observou-se durante o estágio supervisionado na oncologia, que os agentes estressores estão constantemente presentes no cotidiano dos profissionais da equipe de enfermagem. Podemos destacar que a alta demanda de assistência neste local, traz à tona processos de finitude, fragilidades emocionais, físicas, sentimento de revolta do doente sobre as terapêuticas. Motivo pelo qual existe uma significativa preocupação com o fortalecimento emocional desses profissionais. Assim sendo, fazer frente a esta demanda emocional da equipe através de dinâmicas e conversas; bem como, se desenvolveu escuta terapêutica como estratégia de cuidado integral para pacientes/familiares. Além das atividades do enfermeiro assistencial o estágio curricular supervisionado na oncologia proporcionou oportunidades de desenvolver atividades de competência do enfermeiro coordenador das unidades, se pode citar: avaliação clínica dos pacientes, pedido de materiais ao almoxarifado, escalas de trabalho, tarefas, folgas e atividades, ligações aos médicos assistentes, levantamento de materiais danificados para encaminhamento a manutenção e educação em saúde aos colaboradores. Conclusão: a partir da atividade desenvolvida, observou-se que acadêmicos devem estar continuamente em busca de atualizações adquirindo conhecimento científico, gerando impacto positivo na qualidade da assistência prestada aos pacientes e familiares. Acredita- se que além de agregar conhecimento à nossa vida profissional, a equipe de enfermagem da oncologia também foi beneficiada ao ser instigada a refletir sobre a importância da empatia na promoção do conforto e qualidade de vida do paciente oncológico, garantindo uma prática segura integral e humanizada.

 

 

Biografia do Autor

  • Marceli Cleunice Hanauer, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Chapecó
    Acadêmica da  graduação em Enfermagem da Universidade |Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Chapecó

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Publicado

22-06-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino