EDUCAÇÃO PERMANENTE EM ONCOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Marceli Cleunice Hanauer Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Chapecó
  • Dulcimar de Oliveira Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Grasiele Fatima Busnello Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Katia Lilian Cedrez Celich Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Silvia Silva de Souza Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Bruna Nadaletti de Araújo Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Júlia Valéria de Oliveira Bitencourt Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Educação em enfermagem. Qualidade da assistência. Enfermeiro.

Resumo

Resumo: Educação Permanente em Saúde é uma prática constante de ensino- aprendizagem que incorpora-se ao trabalho no cotidiano de organizações e serviços. Existe uma política desta dimensão das práticas em saúde, a qual tem como objetivo estabelecer a aprendizagem/ensino no trabalho, aonde proporcionam uma reflexão crítica sobre as práticas, decisões e atitudes. As práticas de educação permanente promovem a segurança no trabalho e paciente, também geram uma responsabilidade pessoal, garantindo desta forma melhoria na qualidade do atendimento prestado. Estas atividades estimulam o diferencial do colaborador, gerando satisfação e qualificação profissional. Metodologia: relato de experiência a partir de vivências no estágio curricular supervisionado I do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó SC, ocorreu no período de 23 de março à 14 de julho de 2017, em período vespertino nas unidades da oncologia I e oncologia II do Hospital Regional do Oeste (HRO). Resultados: no Hospital Regional do Oeste, os treinamentos e capacitações acontecem mensalmente, aonde o enfermeiro assistencial repassa para sua equipe temas de livre demanda com enfoque nas fragilidades destacadas no setor, também temas sugeridos pela instituição. Durante o estágio supervisionado foram desenvolvidas atividades com intuito de contribuir com a educação permanente dos setores, construindo folders de assuntos sugeridos pelos colaboradores, rodas de conversa para exposição e debate dos conteúdos. Destaca-se que houve situações que dificultaram a realização das atividades, como reunir toda a equipe para debater e refletir sobre os acontecimentos e fragilidades do dia-a-dia destas unidades, devido à grande demanda de usuários e número insuficiente de profissionais para atendê-los. Compreende-se que o enfermeiro tem a responsabilidade de atualizar e capacitar sua equipe, através de um método de aprendizagem dinâmico e contínuo, para aquisição de novos conhecimentos de acordo com a realidade social e institucional do contexto que atua. A educação permanente em saúde pode ser um processo cada vez mais coletivo e desafiador das realidades, o que exige envolvimento e dedicação dos líderes de equipe. No setor Oncológico do referido hospital, o enfermeiro gerencial participa das Comissões de lesão de pele, captação de órgãos e implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) na unidade oncológica, nesta última participa também os enfermeiros assistenciais. Conclusão: o enfermeiro exerce função essencial como líder do cuidado prestado ao cliente, está em contato constante com os usuários e sua equipe, ele é o agente facilitador de grandes mudanças e melhorias dos cuidados de enfermagem através da educação permanente, buscando atingir uma aprendizagem significativa, possibilitando mudanças nas relações, processos, atos de saúde e nas pessoas envolvidas na assistência.

 

Biografia do Autor

  • Marceli Cleunice Hanauer, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Chapecó
    Acadêmica da  graduação em Enfermagem da Universidade |Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Chapecó

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Publicado

22-06-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino