CENTRO DE LÍNGUAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (CELUFFS): O TRABALHO COM O ENFOQUE POR TAREFAS NO CAMPUS REALEZA

Autores

  • Willian Henrique Cândido Moura Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
  • Angelica Margaret Barbosa Cortez Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
  • Ramunielly Bonatti Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
  • Vanusa Portilhiotti Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza

Palavras-chave:

Centro de Línguas, Língua Espanhola, Enfoque por tarefas.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar as discussões e os resultados obtidos durante a realização das oficinas do Centro de Línguas da Universidade Federal da Fronteira Sul (CELUFFS), desenvolvido por seis acadêmicos voluntários da 6ª, 8ª e 10ª fase e três professores das áreas de língua espanhola e literaturas hispânicas do curso de graduação em Letras: Português e Espanhol - Licenciatura, do campus Realeza, Paraná. Dentre as ações desenvolvidas no CELUFFS, encontram-se as voltadas para o ensino de língua espanhola, língua brasileira de sinais (LIBRAS) e produção textual acadêmica em língua portuguesa. O foco deste trabalho enfatiza as ações realizadas no segmento do ensino de espanhol como língua estrangeira para a comunidade acadêmica e externa. Tal oferta se justifica dado o fato de que a Universidade Federal da Fronteira Sul tem seu olhar voltado para a região em que está inserida, mesorregião da fronteira sul. Em um primeiro momento, as ações do Centro de Línguas da UFFS se debruçaram em pesquisas, leituras e discussões realizadas por parte do grupo integrante do projeto acerca do planejamento, capacitação dos professores em formação e delimitações dos conteúdos, metodologias e das práticas de ensino trabalhadas por meio do enfoque por tarefas. Em um segundo momento, foram realizadas oficinas de língua espanhola semanalmente, com duração de uma hora e meia, compondo um curso de nível básico do referido idioma. Os resultados obtidos foram a aprendizagem significativa, no que diz respeito à certificação em nível básico dos inscritos no curso, bem como a oportunidade de capacitação dos voluntários em sua formação acadêmica e profissional.

Downloads

Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Realeza - Projetos de Extensão e Cultura