DIAGNÓSTICO SITUACIONAL: UMA FERRAMENTA UTILIZADA POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM EM UM HOSPITAL DO OESTE CATARINENSE

Autores

  • Marceli Cleunice Hanauer Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Chapecó
  • Dulcimar de Oliveira Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Chapecó
  • Grasiele Fatima Busnello Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Katia Lilian Cedrez Celich Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Silvia Silva de Souza Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Júlia Valéria de Oliveira Bitencourt Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Gestão. Levantamento de dados. Ambientação.

Resumo

Resumo: o diagnóstico situacional é um instrumento que tem por objetivo o levantamento de potencialidades e fragilidades do local avaliado para que transformados em informação produzam conhecimento, subsidiando o planejamento de ações de saúde estratégicas, focalizadas e efetivas, direcionadas aos achados, suprindo as demandas do local, destaca-se ainda que as inadequações nos serviços de uma instituição contribuem para um ambiente desfavorável tanto para os usuários como para os profissionais, o que põe em risco a qualidade do serviço. O diagnóstico situacional é considerado na atualidade uma das mais importantes ferramentas de gestão, de grande valia em processos multidisciplinares, através do qual, pode-se investir na capacitação do despertar da conscientização quanto a necessidade de adesão e fortalecimento das ações institucionais, visando melhorias dos serviços e processos. Metodologia: tendo em vista a relevância desse instrumento, o diagnóstico situacional foi desenvolvido nos primeiros 10 dias do estágio curricular supervisionado na Oncologia I e II, no turno vespertino. Resultados: o desenvolvimento do diagnóstico situacional proporcionou às acadêmicas aproximação e ambientação da unidade, facilitando a identificação de problemas, o estabelecimento de prioridades e diretrizes para a definição de ações a serem implementadas. Na ocasião, inicialmente foi realizada a apresentação das acadêmicas a todos os membros da equipe, em seguida iniciou-se a observação das rotinas de trabalho e atividades desenvolvidas pela equipe, bem como, diálogo com o enfermeiro responsável pelos setores acima citados; essa conversa objetivou conhecer a dinâmica da unidade diante de seu processo de trabalho, bem como identificar fragilidades e avaliar prontuários dos usuários, como subsídio na construção do diagnóstico situacional. Foi elaborado um plano de ações o qual foi desenvolvido durante o período de prática, dentre estas podemos citar: protocolo de sepse, segurança do paciente, medicação de alta vigilância, fluxo unidirecional de material contaminado de CME e higienização das mãos. Conclusão: a experiência proporcionou enriquecimento pessoal e profissional, visto que, possibilitou perceber através das atividades desenvolvidas, a importância da supervisão do enfermeiro para a uniformização das ações e qualidade da assistência. Portanto, o diagnóstico situacional torna-se um recurso eficaz, uma vez que, através deste é possível levantar e analisar os dados para que seja possível tomar decisões assertivas, visando uma assistência qualificada aos clientes e satisfação da equipe de enfermagem.

 

 

 

Biografia do Autor

  • Marceli Cleunice Hanauer, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Chapecó
    Acadêmica da  graduação em Enfermagem da Universidade |Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Chapecó

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Publicado

22-06-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino